O Centauros Rugby Clube, time de rugby de Estrela, concluiu mais uma temporada, com títulos e boas campanhas. Em 2025, a equipe voltará com outra cara para a temporada. O novo brasão do Centauros chega para dar um ar diferente para os estrelenses.
Conforme o presidente e atleta Alexsandro Barbosa, o “Badalado”, a mudança do escudo era algo discutido há bastante tempo. “Realizamos um upgrade no logo atual, com uma modernizada no brasão, mas mantendo os principais pontos e aspectos do escudo anterior. Assim, asseguramos que a tradição do clube ficou”, aponta.
Cada elemento do novo brasão tem um significado. O formato circular traz o espírito de equipe e união do clube; a borda dupla aponta a proteção e robustez, sugerindo que o clube é sólido e resistente às adversidades; a figura do centauro é carregada do simbolismo, refletindo a dualidade entre força física e inteligência estratégica – dois pontos essenciais no rugby. Sua pose ressalta a prontidão, energia e ambição, enquanto o ato de carregar algo significa o espírito protetor da equipe dentro e fora de campo; o 2011 é o ano de fundação da equipe; a cor preta mostra a força, resistência e autoridade, o que reflete em seriedade e compromisso; o branco significa o fair play, a ética, unidade e transparência, fundamentais para a reputação do clube.
Em resumo, o novo brasão surge com o simbolismo da força, tradição e estratégia. A resiliência do centauro, cores marcantes e o formato circular para representar a essência de união do Centauros e sua história.
Destaque de 2024
Alexsandro foi o destaque do time em 2024, com 475 minutos, 65 carregadas e quatro tries. Ele aponta que foi a coroação de toda a dedicação que empenhou ao clube, não apenas como presidente mas como atleta. “Joguei todas as partidas do ano e evolui muito no meu jogo individual. Virei uma referência dentro do campo. Nada disso seria possível sem meus companheiros e a treinadora Caren, que seguirá conosco em 2025”, afirma.
Ele ainda resume o ano de 2024 com a palavra “reconstrução”.
2025
Badalado também avalia os objetivos para o ano que está começando, com o foco na primeira divisão nacional. “Queremos conseguir o acesso para a elite do rugby nacional. Também queremos manter nossa categoria Infantil ativa e fazer boas campanhas no restante das competições. Como é o caso do estadual, destaca.
No grupo de atletas, Alexsandro afirma que praticamente todo o elenco foi mantido. Na categoria Feminina, o processo de reconstrução será continuado, com o trabalho para a retomada definitiva.
Novos atletas
Em fevereiro, está prevista uma nova “peneira” para captar novos atletas para as equipes que fazem parte do Centauros. Ainda sem data confirmada, o momento será aberto para todos os públicos, desde crianças de oito anos, à adolescentes. Os testes serão válidos para homens e mulheres.