A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na segunda-feira (6/1), o regulamento oficial da Copa do Brasil de 2025, destacando uma mudança significativa na primeira fase do torneio. A partir desta edição, os confrontos que terminarem empatados serão decididos na disputa de penalidades.
No antigo regulamento, em caso de igualdade no placar, o time visitante tinha a vantagem de avançar, enquanto o time da casa — pior posicionado no ranking da CBF — precisava obrigatoriamente vencer para seguir na competição.
A segunda fase também será disputada em jogo único, seguindo a mesma regra de definição nos pênaltis em caso de empate. Já a partir da terceira fase, os confrontos serão realizados em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade nos pontos conquistados, o desempate ocorrerá pelo saldo de gols e, se necessário, através de penalidades máximas.
Os primeiros jogos da competição estão programados para os dias 19 e 26 de fevereiro de 2025, enquanto a grande decisão será disputada em 2 e 9 de novembro.
Ao todo, a Copa do Brasil terá 92 equipes, que representaram as 27 federações estaduais. Desses, 80 disputarão a primeira fase, com os confrontos e o chaveamento da segunda fase definidos por sorteio.
As 12 equipes restantes já estão classificadas diretamente para a terceira fase do torneio: Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Flamengo, Paysandu, CRB, Santos, São Paulo e Corinthians.