Mais de 500 crianças esperam por vaga em escolas infantis em Teutônia

434
Espaço da antiga escola Dom Pedro II fica no Bairro Teutônia e foi estudado como locação para vagas de creche / Crédito: Letícia Echer

Conforme a Central de Vagas de Teutônia, o município tem uma fila de 543 pessoas esperando por matrícula na creche. O problema é antigo na cidade e um desafio para a administração pública. Agora, inicia-se um trabalho de levantamento de espaços existentes que poderiam ser utilizados para aulas de educação infantil.

As causas para o problema não são incertas. “Pelo que me consta, são vários fatores; já temos há um bom tempo esse déficit. Estamos trabalhando com muito empenho para achar soluções e reduzir essa quantidade”, destaca o secretário da Educação e vice-prefeito, Evandro Biondo.

Das 543 crianças, as da turma 2, que engloba de 1 a 2 anos, são as que somam o maior contingente de espera, seguidas pelos alunos de 2 a 3 anos. Ainda conforme a Central de Vagas, a maior parte da lista de espera é do Bairro Canabarro. A locação de espaços é a solução mais buscada.

No início do mês, a nova gestão teve uma reunião com a gestão da Comunidade Evangélica Paz para ocupar o prédio da antiga Escola Dom Pedro II do Bairro Teutônia. A tentativa é ocupar o espaço com as atividades. “É uma possibilidade; claro que será preciso reformar e efetuar melhorias para que possamos acomodar cerca de 80 crianças. Em primeiro momento, a comunidade entendeu que não deseja essa mudança. Respeitamos, mas estamos tentando encontrar soluções a curto prazo”, conta o prefeito Renato Altmann.

O mesmo prédio abrigou, por muitos anos, a EMEF Alfredo Schneider, antes da construção da sede própria do educandário, em outro ponto do Bairro Teutônia.

Crédito: Letícia Echer

Resposta da comunidade

Hoje, o prédio é utilizada para atividades da Comunidade Paz do Bairro Teutônia. A pastora Evanice Adriana Beise afirma que a comunidade foi responsável pela reforma do espaço, que estava comprometido, e que ele foi adequado para “educação espiritual”. “Temos mais de 100 crianças e jovens tendo aulas de ensino confirmatório e culto infantil. Não temos outro local para levar essas aulas. A educação espiritual das crianças e jovens é elemento essencial e fundamental da Comunidade Paz”, ressalta. Também há oficinas de música no espaço.

Nas ruas

Miriam Helena Wessel Dahmer, responsável pela “Casa da Vó Tita”, que cuida de crianças, acredita que a região necessita de mais vagas em creche. “Ter vagas na creche aqui é urgente. É para ontem. Já cheguei a cuidar de 20 crianças”, ressalta. Ela conta que essa não é uma característica apenas das férias, mas que o movimento se estende por todo o ano.

“Em primeiro momento, a comunidade entendeu que não deseja essa mudança. Respeitamos, mas estamos tentando encontrar soluções a curto prazo” Prefeito – Renato Altamann

“Não temos outro local para levar essas aulas. A educação espiritual das crianças e jovens é elemento essencial e fundamental da Comunidade Paz” Evanice Adriana – pastora

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui