A Associação Teutoniense de Futsal (ASTF), conhecida como Teutônia Futsal, celebrou 16 anos de história no dia 2 de fevereiro. Fundada em 2009, a instituição passou por experiências marcadas por dedicação ao desenvolvimento social e esportivo em meio à comunidade.
Presidente da ASTF, Valdair Kliks, aponta que o objetivo da Teutônia Futsal, durante sua fundação, era estabelecer uma equipe Adulta para competir em nível estadual. Com campanhas memoráveis ao longo dos anos, a equipe alcançou o vice-campeonato da Série Prata do Campeonato Gaúcho em 2013. O momento foi um dos períodos mais importantes da existência da entidade. “Aquela final mobilizou a comunidade, conseguimos vender todos os ingressos e lotar o ginásio em um dia. Infelizmente, ficamos com o segundo lugar, porém foi um ótimo momento para nós”, relembra Kliks.
Entre os anos de 2014 e 2016, a Teutônia Futsal ascendeu à Série Ouro – elite do futsal gaúcho -, com duelos com o Atlântico de Erechim e ACBF de Carlos Barbosa. O presidente recorda de vitórias em Erechim, contra o Atlântico, e resultados positivos em Teutônia. Porém, as dificuldades financeiras e a falta de patrocínio levaram a equipe a interromper suas participações na elite: 2017 e 2018 foram anos de Série Bronze, com semifinal e eliminação em casa.
A partir de 2019, a Teutônia Futsal repensou a estrutura e redirecionou seus esforços para as categorias de base e projetos sociais, na busca por atender uma demanda crescente da comunidade. Atualmente, a entidade fornece um projeto social 100% gratuito, que beneficia mais de 500 alunos da região. Os participantes ainda recebem treinamentos, uniformes, calçados e alimentação. Em contrapartida, projeto social exige que todos os alunos frequentem a escola regularmente e mantenham a disciplina, reforçando também o compromisso com a educação e desenvolvimento social.
O foco voltado para as categorias de base destina investimentos para as equipes desde as categorias Sub-7 até a Sub-17, com participação em competições regionais e estaduais.
Sustentabilidade
A Teutônia Futsal tem apoio financeiro do município desde 2014, além de patrocínios diretos e recursos obtidos através dos incentivos do Programa Pró-Esporte RS, do governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para colaborar com isso, a Teutônia Futsal, em parceria com Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), implantou uma academia de 300 metros quadrados para atender à comunidade e gerar receita para a manutenção do projeto. A nova estrutura, divulgada com exclusividade pelo Grupo Popular, na edição 3.833 da Folha Popular, inclui academia, sala de fisioterapia e espaço para material esportivo. Além de representar um importante passo para a sustentabilidade da entidade.
Retomada do Adulto
A diretoria da ASTF tem como objetivo o retorno da equipe Adulta, sem prazo estabelecido. O objetivo é dar continuidade ao legado da entidade e oferecer novas oportunidades aos jovens atletas. “Queremos montar um elenco ‘caseiro’ com jogadores da nossa formação. Na base queremos formar nossa espinha para termos um elenco forte no Adulto”, acrescenta Kliks. A entidade sempre busca por profissionais competentes e experientes para conduzir os projetos, para garantir a qualidade de ensino e bem-estar dos alunos.
“A ideia da direção é que a Teutônia
Futsal volte na equipe Adulta”Valdair Kliks, presidente da Teutônia Futsal