Imigrante divulga resultados do LIA e reforça alerta à dengue

47
Crédito: Carla Beckmann / Divulgação


A Prefeitura de Imigrante, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e da agente de Endemias, divulga os resultados do Levantamento de Índices Amostral (LIA) e das Ovitrampas, armadilhas utilizadas para monitoramento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

No mês de janeiro, foram enviadas 14 amostras de larvas para análise, das quais oito tiveram resultado positivo para o Aedes aegypti. Atualmente, o município conta com 64 armadilhas instaladas mensalmente em todos os quarteirões. Dessas, 29 apresentaram ovos no último levantamento. Além de indicar as áreas com maior presença do mosquito, as armadilhas ajudam na eliminação dos ovos. Após a contagem, as palhetas são queimadas, resultando na eliminação de mais de mil ovos somente em janeiro.

A participação da população é fundamental para o combate ao mosquito. É imprescindível que todos realizem vistorias semanais em suas residências e eliminem possíveis criadouros. Além disso, algumas medidas são obrigatórias, e o descumprimento pode gerar notificações:

– Manter piscinas limpas e tratadas durante todo o ano;

– Esticar bem lonas e vistoriá-las após chuvas, evitando o acúmulo de água;

– Ensacar e descartar lonas velhas corretamente, evitando o abandono em pátios ou lavouras;

– Armazenar pneus em locais secos ou descartá-los no pátio de obras da Prefeitura;

– Manter bebedouros de animais sempre limpos e livres de larvas;

– Cuidar para que vasos de flores não acumulem água;

– Guardar brinquedos que possam reter água da chuva em locais cobertos.

– Reservatórios de água da chuva devem estar bem fechados com tampas e telas e seu conteúdo deve ser utilizado o mais rápido possível;

– Não descartar lixo em ruas ou terrenos baldios, pois esses locais podem armazenar água e se tornar criadouros do mosquito.

Além disso, recomenda-se o uso constante de repelente como forma de prevenção. A colaboração de toda a população é essencial para evitar a proliferação do mosquito e proteger a saúde de todos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui