Vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos nove municípios que margeiam a rodovia Transcitrus se reuniram na manhã desta quarta-feira (12/2) com a secretária-executiva de Relações Institucionais do governo estadual, Paula Mascarenhas. No encontro, realizado em Maratá, os representantes apresentaram o projeto de pavimentação de mais uma etapa, por meio de recursos da bancada federal gaúcha, bem como solicitaram a participação do Estado para a conclusão das obras.
A reunião foi liderada pelo secretário de Agricultura de Brochier e coordenador da comissão da Transcitrus, João Roque da Rosa “Anão”, e pela prefeita de Maratá, Gisele Schneider. Além dos cinco municípios iniciais – Maratá, Brochier, Poço das Antas, Pareci Novo, São José do Sul – , Paverama, Salvador do Sul, Montenegro e Harmonia se juntaram ao grupo.
Ele citou em especial Montenegro, como município-pai da maioria das cidades integrantes e com mais de 60 mil habitantes. “Nos dá muito mais força nesse movimento”, diz Adão.
Ele aponta a felicidade em reunir o grupo para buscar recursos do Estado visando a conclusão das etapas 1 e 2 da obra. “Queremos sensibilizar o governo para, se Deus quiser, em breve, a gente consiga concluir todas essas etapas”, disse. Lembrou que a rodovia é uma importante conexão da Serra Gaúcha com os Vales do Taquari e Caí e com a capital Porto Alegre.
“A intenção é desenvolver o turismo rural, que já temos algum turismo, mas sabemos que o turista ele gosta de andar em asfalto, estrada de chão já começa a complicar. Então a gente quer atrair principalmente o turista que vem a Gramado, Canela, para que já desça para o Vale do Caí e do Taquari, que já possa sair na outra ponta e chegar à capital”, sinalizou.
A secretária-executiva do Estado aponta que o governador reconhece a importância e a luta dos moradores da região e quer contribuir. “É verdade que cada município é responsável por um trecho, mas vemos a relevância regional, seja no escoamento da produção como no turismo rural, que tem potencial extraordinário de crescimento, além do encurtamento de distâncias entre essas regiões”, disse.
Paula Mascarenhas deve levar os apontamentos da reunião até o Daer e o governo estadual, de forma a preparar uma audiência entre as lideranças e Eduardo Leite para definir possíveis contribuições do governo. No entanto, reforçou que ainda não há ajuda definida.
Em março o grupo deve se reunir com o Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para debater a proposta.
Também esteve presente no encontro o assessor da deputada estadual Delegada Nadine, Éderson da Rocha.
