Iniciado em junho de 2024, o documentário Submersos, que acompanha a recuperação de uma família atingida pela grande enchente de maio, será lançado no dia 14 de março, no auditório do prédio 11 da Univates, às 19h. Conforme o idealizador do projeto, Marcelo Sá, a produção busca mostrar a trajetória dos atingidos, mas também gerar empatia e promover esperança.
“Pensei que seria difícil encontrar famílias dispostas a contar suas histórias. Porém, para minha surpresa, foi algo tranquilo. Foi acontecendo naturalmente. A família chegou até nós, não precisamos ir atrás. Tivemos toda uma conversa antes para saber se estavam prontos para a situação, se reviver tudo seria algo tranquilo. Para mim, isso é um sinal de que o documentário seguiu pelo caminho certo”, comenta.
Leia mais: Documentário “Submersos” conta a histórias de pessoas que perderam tudo nas enchentes em Lajeado
Sá é amazonense e sempre trabalhou com fotografia e vídeo. Quando chegou ao Rio Grande do Sul, ouvia histórias sobre as enchentes, mas não imaginava ver algo como o que ocorreu em setembro de 2023 e maio de 2024. “Na enchente de 2023, já comecei a pensar no que eu poderia fazer em relação a isso”, conta.
O documentário Submersos foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Ao todo, cerca de 10 pessoas trabalharam na produção.