Série A2 do Gauchão pode ter alterações em seu formato

Conforme gerente do Lajeadense, o novo formato deve diminuir as diferenças entre as chaves e deixar o campeonato mais justo

186
Lajeadense será o único representante do Vale do Taquari na competição - Crédito: Divulgação

O Congresso Técnico do Gauchão A2, a Divisão de Acesso, está programado para o dia 18 de março, enquanto a competição ocorrerá entre 17 de maio e 31 de agosto. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) reservou 21 datas para o torneio, o que abre margem para uma possível mudança na fórmula de disputa. Nos bastidores, essa possibilidade vem ganhando força, especialmente entre os clubes que tradicionalmente compõem a chave A, da Metade Norte.

A principal proposta em discussão sugere substituir a divisão dos 16 times em dois grupos por uma primeira fase em turno único, com o total de 15 rodadas. Nesse formato, os oito melhores avançariam para as quartas de final, enquanto os dois últimos seriam rebaixados para a Terceirona de 2026. Já os finalistas garantiriam acesso ao Gauchão Série A de 2026, respeitando as 21 datas estipuladas pela FGF.

Para a edição de 2025 da competição, já estão garantidos os clubes que permaneceram na Divisão de Acesso: Bagé, Inter – Santa Maria, Lajeadense, Aimoré, Futebol com Vida, Glória, Passo Fundo, Veranópolis, União Frederiquense, Brasil de Farroupilha, Esportivo e Gaúcho. Além deles, Novo Hamburgo e Santa Cruz chegam após o rebaixamento no Gauchão Série A de 2024, enquanto Real de Capão da Canoa e Gramadense conquistaram suas vagas ao subirem da Terceirona do ano passado.

O Vale do Taquari será representado pelo Lajeadense. Em entrevista ao programa Terceiro Tempo, o gerente de Futebol, Maycon Bamberg, aponta que o modelo pode deixar o campeonato mais justo e com menos diferenças entre as chaves.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui