Programa Desassorear RS avança no estado

520
Crédito: Divulgação / Ascom Sedur

Após completar um mês desde a assinatura da ordem de início do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), no município de Bento Gonçalves, as ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) avançam no Estado. Até o momento, já foram retirados 90 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.

Em Bento Gonçalves, o trabalho de desassoreamento no Arroio Pedrinho, no distrito de Faria Lemos, está quase concluído. Atualmente, pás carregadeiras e caminhões caçamba estão sendo utilizados para retirar e transportar o material sedimentar do arroio.

O Desassorear RS também está em andamento em municípios como Arvorezinha, Imigrante, Anta Gorda, Arroio do Meio, Guaíba, Cotiporã, Dr. Ricardo, Igrejinha, Nova Alvorada, Santa Maria, Santa Tereza e Vila Maria. No total, 154 cidades gaúchas foram beneficiadas na primeira fase do programa (Eixo 1), que se concentra em recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem.

Desassorear RS

O programa Desassorear RS atua em dois eixos: o Eixo 1, coordenado pela Sedur, foca em recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem; já o Eixo 2, que será implementado posteriormente pela Sema, contempla rios maiores, de médio e grande porte.

As ações do programa incluem a criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e a alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário. Por meio de chamamento, será possível contratar horas-máquina com execução direta pelo Estado, conforme a manifestação de interesse dos municípios.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui