
A Seleção Brasileira de Beisebol venceu a Alemanha na madrugada desta sexta-feira (7/3) pelo placar de 6 a 4 e se classificou para o World Baseball Classic, a Copa do Mundo de Beisebol. O torneio será realizado entre 5 e 17 de março de 2026 em três países sede: Porto Rico, Estados Unidos e Japão.
Essa é a segunda vez na história em que o Brasil joga uma edição do Mundial. A primeira classificação veio em 2013, quando a Seleção Brasileira parou em um grupo com Cuba, Japão e China, onde acabou eliminada na última colocação, perdendo todos os jogos.
A histórica classificação brasileira veio depois de disputar a eliminatória com Alemanha, China e Colômbia. A Colômbia venceu todos os jogos e garantiu vaga direta. O Brasil foi derrotado por 5 a 0 em duelo com a Colômbia. Venceu Alemanha por 9 a 7 e a China pelo placar de 12 a 2. Os europeus venceram os chineses. Por terem ficado em segundo e terceiro, Brasil e Alemanha disputaram um último jogo, valendo a vaga. Na partida, com destaque para Lucas Ramirez, o Brasil venceu por 6 a 4.
Além de Lucas Ramirez, filho do ex-astro da Major League Beisebol (MLB) Manny Ramirez, o Brasil tem um nome famoso na liga dos Estados Unidos: Dante Bichette Jr., filho do icônico ex-jogador Dante Bichette com uma brasileira, o que o permite atuar pelo Brasil.
Também na MLB, o Brasil tem também o arremessador Eric Pardinho, que atua nas divisões inferiores do Toronto Blue Jays. Outro destaque é Leonardo Reginatto, que atuou no último Mundial em que o país participou. Vale destacar também Tiago “Shogun” da Silva, jogador com calibre no México, é o atleta mais experiente da seleção, aos 39 anos.
Momento positivo
O Brasil vive um bom momento no Beisebol. Isso porque, além da vaga, o país já havia conseguido uma inédita medalha em uma edição dos Jogos Panamericanos. Isso aconteceu em 2023, quando a seleção ficou com a medalha de Prata após perder a final para a Colômbia. Entretanto, ao longo do caminho o Brasil chegou a vencer a própria Colômbia, Venezuela e Cuba, consideradas potências no beisebol.
O Mundial de Beisebol de 2026 reunirá as melhores seleções do mundo, proporcionando uma plataforma para o Brasil demonstrar sua evolução e competir em alto nível. A participação brasileira é um marco para o esporte e uma oportunidade de consolidar a presença do país no cenário internacional.
Mundial de Beisebol de 2026
O torneio terá quatro sedes para cada um dos grupos: o grupo A joga todas as partidas em San Juan, Porto Rico; o B atuará em Houston, nos Estados Unidos; o C em Tóquio, no Japão; e o D em Miami, também nos EUA. Depois disso, as quartas, semis e a final serão em Miami.
Estão classificadas 20 seleções, que serão divididas nos grupos de cinco. São elas:
- Porto Rico
- Cuba
- Canadá
- Panamá
- Estados Unidos
- México
- Itália
- Grã Bretanha
- Japão
- Austrália
- Coreia do Sul
- República Tcheca
- Venezuela
- República Dominicana
- Países Baixos
- Israel
- Nicarágua
- Taipei Chinês
- Colômbia
- Brasil
Por serem sedes, Porto Rico, Estados Unidos e Japão são cabeças de chave dos três primeiros grupos. Já a Venezuela é a do último. O do Brasil ainda será decidido por sorteio.
O World Baseball Classic tem como maior campeão o Japão, com três troféus (2006, 2009 e 2023). Na sequência vem os EUA e a República Dominicana, cada um com uma conquista, em 2017 e 2013, respectivamente.