Dezenas de bailarinas dedicam-se semanalmente aos ensaios e ao desafio de subir ao palco de reconhecidos festivais de dança. Centenas de meninas já tiveram suas vidas marcadas pela trajetória de dedicação e aprendizados na modalidade artística, que não ensina somente coreografias, mas prepara para a vida e a carreira, por meio da disciplina, do foco, da interação social e tantas habilidades desenvolvidas a partir da dança. Encorajadas, brilham nos palcos, desenvolvendo sua expressão artística, comunicação e capacidade de liderar, especialmente a si mesmas.
O Grupo de Dança Movimentu’s, fundado em 7 de março de 1998, comemora 27 anos neste mês e se tornou uma referência na região por sua história dedicada à arte da dança. A escola é coordenada pela diretora e coreógrafa Raquel Feyh, que tem larga experiência na produção coreográfica e de espetáculos.
O Grupo de Dança Movimentu’s traz na sua história a marca de um trabalho sério, profissional e que tem uma ligação direta com a comunidade de Teutônia. Em sua trajetória, esteve presente em inúmeros eventos culturais e artísticos do município, da região e por muitas cidades do estado. Em meio a tantos troféus e premiações, o grupo se destaca pela qualidade e aperfeiçoamento constante.
Possui atualmente 146 bailarinas. Estas se distribuem nas categorias desde 2 anos e meio até a idade adulta. Além de atender bailarinas na sua sede, em Canabarro, o grupo tem parceria com o Colégio Teutônia e com as cidades de Poço das Antas e Paverama. Neste ano, inicia um grupo também em Westfália.

Em seu estilo artístico, é o maior e mais premiado do Vale do Taquari, tendo conquistado centenas de premiações nos festivais competitivos, entre eles o de melhor coreógrafa no ano de 2019, no Festival Internacional de Santa Maria. Por conta disso, um registro da coreografia foi a arte visual do evento de 2022 e o grupo fez a abertura de todas noites do evento.
O Movimentu’s anualmente participa do Dança Bom Retiro, onde arrecada muitos prêmios. Entre outros, o Sul em Dança, em Porto Alegre, e o MUV Festival, de Novo Hamburgo. São três grandes festivais que requerem muita dedicação e treino por parte do elenco de bailarinas.
No ano de 2023, o Movimentu’s participou da seletiva para o maior Festival de Dança do Mundo, em Joinville, e foi selecionado para participar. A professora Raquel destaca que foi uma grande experiência profissional. Como coreógrafa, fala com orgulho e brilho nos olhos, por ter tido a oportunidade de estar entre as grandes companhias de dança do mundo.
Este ano, o grupo se prepara para participar novamente, desta vez, mais ousado, inscrevendo quatro coreografias. “A seletiva passa por várias etapas. Não é um festival em que basta fazer a inscrição. Primeiramente, ocorre uma aprovação cadastral e de elenco. Após, é preciso passar pela seletiva com um corpo de jurados, composto por cinco renomados coreógrafos, que avaliam as coreografias a partir de vídeo enviado”, explica a coreógrafa. Atingindo a nota necessária, a coreografia é confirmada para estar nos palcos do evento.
Comemoração dos 27 anos
A família Movimentu’s se prepara para a comemoração de seu aniversário, com o Jantar Baile que ocorre no dia 15 de março, na Associação de Pró-Desenvolvimento de Languiru. O evento promete ser um sucesso, como nas edições anteriores. Com a característica de envolver a família na paixão pela dança, neste ano a atração de abertura de pista será com as mamães das bailarinas.