A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, nesta segunda-feira (17/3), o Conselho Técnico para definir o regulamento e o formato de disputa do Gauchão Série A2 2025, também conhecido como Divisão de Acesso. A competição tem início previsto para o dia 17 de maio e término em 31 de agosto, o que garante ao campeão e ao vice o acesso ao Gauchão 2026.
Após votação dos clubes, foi mantido o formato tradicional. As 16 equipes disputarão a primeira fase em turno único, com os oito melhores avançando para as quartas de final, que, assim como as semifinais e finais, serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Terceira Divisão.
Além disso, oito clubes terão um jogo a mais como mandantes, definidos por sorteio: Brasil-Far, União Frederiquense, Veranópolis, Santa Cruz, Futebol com Vida, Lajeadense, além de Novo Hamburgo e Passo Fundo, que também serão os mandantes dos clássicos do Vale e do Ga-Pas, respectivamente.
Uma importante mudança foi implementada no regulamento de inscrição de jogadores. Diferente dos anos anteriores, não haverá limite para atletas que já disputaram a Série A do Estadual. No entanto, cada equipe será obrigada a inscrever pelo menos sete jogadores oriundos das categorias de base.
Participantes da Série A2 2025:
- Aimoré (São Leopoldo)
- Bagé (Bagé)
- Brasil-Far (Farroupilha)
- Esportivo (Bento Gonçalves)
- Futebol com Vida (Viamão)
- Gaúcho (Passo Fundo)
- Glória (Vacaria)
- Gramadense (Gramado)
- Internacional-SM (Santa Maria)
- Lajeadense (Lajeado)
- Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
- Passo Fundo (Passo Fundo)
- Real SC (Capão da Canoa)
- Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
- União Frederiquense (Frederico Westphalen)
- Veranópolis (Veranópolis)
A tabela oficial da competição será divulgada posteriormente pela FGF.