Na sessão ordinária dessa quinta-feira (20/3) da Câmara de Vereadores de Westfália, o projeto nº 011/2025, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Poder Executivo Municipal de Westfália, voltou a ser citado na tribuna.
Rejeitado por cinco vereadores na sessão anterior (6/3) – Anelise Grimm Horst (MDB), Evandro Ahlert (PSDB), Gilberto Pott (MDB), Sidimar Lindemann (PSDB) e Valério da Fonseca (MDB) -, o projeto prevê a criação e reorganização de 11 cargos: sendo dois de secretário-adjunto, dois de dirigente de Equipe, três de chefe de Atividades Setoriais, dois de coordenador de Bloco Escolar, um de coordenador de Engenharia e um de coordenador de Almoxarifado.
Diego Radaveli disse que a ideia do Executivo era readequar funções para evitar futuros processos trabalhistas e que tudo havia sido apresentado e explicado. Insinuou conveniência de alguns vereadores quanto à preferência por concursados ou CCs. Diz que não entendeu os motivos pelos votos contrários. “Traria melhoria dos serviços, atendimento agilizado, pouparia recursos. Entendo que seja medo e preocupação de que o prefeito faça um grande trabalho”, finalizou.
Para Anelise Horst (MDB), oargumento mais utilizado pela Administração foi alocar os cargos nas suas funções para evitar futuras ações judiciais. “Mas, lembro que, desde que o município foi emancipado, nenhum funcionário em cargo de comissão teve êxito em ação tribunal contra a prefeitura. A explicação é simples: eles não têm amparo, pois os cargos são automaticamente de chefia”, aponta.
Cita que os cargos apresentados no projeto são funções de concurso e não de cargo em comissão e não podem ser contratados dessa forma. “O prefeito tem 50 cargos de chefia para indicar, e ele deve se cercar de pessoas que o apoiem. Entendo que esse é um número suficiente”, apontou.
Alexandre Grana (PP) trouxe um àudio para a tribuna sobre situações do passado. “Quem vota com a opinião do partido, precisa responder pelas pessoas do partido. Eu fico triste pois vejo que pessoas que estavam dentro da prefeitura, que tinham cargos, agora ficam fazendo intrigas na rua”.
Demais comentários
Anelise aprovou a indicação proposta pela bancada do MDB para a contratação de empresa especializada em segurança privada para as escolas no município. “Despesas com nossas crianças são investimento, não podem ser pensadas somente para quando uma fatalidade acontecer”, citou. Deixou sua homenagem às famílias westfalianas por fazerem de Westfália um município acolhedor e que é reflexo do povo trabalhador e alegre.
Diego Radaveli parabenizou o município pela passagem do aniversário, que será no dia 24 de março.
Gilberto Pott destacou a sua indicação e solicitou o apoio dos colegas. Alegou que esta atende à solicitação de moradores da rua por mais segurança. Registrou seu apoio à moção de repúdio referente aos Free Flow. “Não é o momento, a população já sofreu muito com as enchentes”. Parabenizou pela passagem do aniversário do município e convidou todos para as festividades.
Sidimar Lindemann destacou a história de Westfália e, junto com ela, as heranças culturais, como o Sapato de Pau e o Plattdüütsch (dialeto utilizado na cidade). Finalizou deixando uma mensagem utilizando o dialeto.
O presidente da mesa, Renato Gaspar Herbert, destacou os eventos do rodeio e baile da terceira idade, que ocorreram no fim de semana no município. Solicitou atenção à Secretaria de Obras para o asfalto na divisa entre Linha Frank sentido Linha Cuba, que precisa de reparos. Agradeceu pela limpeza nas margens da estrada da Linha Frank.