Quase 600 relíquias encantam 15 mil pessoas no 15º Encontro de Veículos Antigos de Teutônia

115
A banda Vera Loca lotou o pavilhão e encerrou o evento - Crédito: Divulgação / AI CIC Teutônia

O 15º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, realizado entre os dias 21 e 23 de março, contou com cerca de 600 veículos, vindos de mais de 60 cidades e estados diferentes, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e até do Uruguai. A festa do antigomobilismo atraiu um público superior a 15 mil pessoas e consolidou-se como um dos maiores encontros do gênero na região.

O evento recebeu veículos antigos de todas as categorias com mais de 30 anos de fabricação, sejam nacionais ou importados, incluindo automóveis, motos, utilitários, caminhões e ônibus, além de clássicos considerados históricos. Havia veículos desde a década de 1920 até os anos 2000.

O domingo (23/3) foi marcado pelo desfile de premiação de 73 carros-destaque, que circularam sobre um tapete vermelho. Entre os premiados estiveram veículos de Serafina Corrêa, Cachoeirinha, Santa Maria, Garibaldi, Campo Bom, Bom Jesus e Novo Hamburgo.

Durante a premiação, Renato Lauri Schefler, representante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, agradeceu aos patrocinadores cooperativas Certel e Sicredi, aos antigomobilistas e ao público pelo apoio e presença.

Para fechar o evento, o show nacional da banda Vera Loca lotou o Pavilhão Multiuso da prefeitura e encerrou o 15º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia com muita música e diversão.

Cristian Branco, presidente do Veteran CarTeutônia, destacou as novas amizades proporcionadas pelo encontro. “Foi um fim de semana incrível. Entre tantas relíquias e novas conexões criadas, o encontro consolidado na região é feito a várias mãos, o que mostra todo esse resultado”, comemorou.

Marcelo Bertin, diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), ressaltou a importância da união de esforços para o sucesso do evento. “Parabenizamos todos os envolvidos pela realização deste belíssimo encontro, que já é referência na região”, afirmou.

Valdir José Griebeler, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Teutônia, destacou o papel dos antigomobilistas na preservação histórica dos veículos. “Cada veículo exposto carrega consigo uma história única. Agradecemos também à comunidade que prestigiou nosso evento”, salientou.

Amor de gerações

Além dos carros, o evento é momento de união, troca de experiências e amizade. Expositores e visitantes acumulam memórias e histórias no encontro. Para Fabrício Sehn, de Lajeado, os carros antigos são mais do que veículos e relíquias. “São vidas, são histórias que contamos”, afirma.

O antigomobilista Evandro divide a paixão por carros com seu irmão há mais de 20 anos. O amor por veículos antigos começou com seu pai e está no sangue da família. “A paixão aumentou depois de ganharmos um Maverick. Nós temos 22 carros. O meu preferido é o Dodge Charger 500, é o meu sonho de consumo. O do meu irmão é um Mustang 69”, conta.

Fabrício Silveira é natural de Farroupilha, mas esteve presente em todas as edições do evento com o comércio de camisetas. Ele participa apenas deste tipo de evento, tanto no RS como em Santa Catarina e São Paulo. Diz que o comércio sofreu bastante com as enchentes, mas que estar em Teutônia é sempre bom.

Ele mal pode esperar para ter seu carro. Para ele, os carros são um refúgio e um momento de alegria, mesmo em momentos difíceis. Ele é apaixonado por fuscas e kombis.

Robson, vendedor de peças antigas – o famoso Mercado de Pulgas, agradece a cidade e o evento pelo carinho. “Teutônia é uma cidade maravilhosa, acolhedora, tanto para quem vem expor quanto para quem vem visitar. Conseguem coisas originais, muitas linhas mecânicas e de acessórios, estamos há 8 anos no mercado. É um mercado lucrativo e prazeroso para quem tem um veículo antigo, porque remete ao avô, ao bisavô, às vezes passa de geração em geração e fica como um bem da família”, completa.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui