Vislumbrando com otimismo o futuro do turismo no Vale do Taquari, chegou ao fim, na quinta-feira (27/3), o Seminário Regional de Turismo – “Oportunidades no Turismo”, sediado no Convento São Boaventura, em Imigrante. Em torno de 100 pessoas prestigiaram os dois dias de programação, reunindo autoridades, especialistas e empreendedores para tratar do fortalecimento turístico na região.
Na quarta-feira (26/3), primeiro dia de evento, a programação incluiu palestras e painéis sobre gestão e oportunidades, além de passeio por pontos turísticos imigrantenses, como o Cactário Horst e a NaturRichter, e apresentação cultural da Orquestra de Imigrante. Pela manhã, os destaques foram as palestras “Importância do setor para a economia do Estado”, com a diretora de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado, Cláudia Mara Borges, e “Empreendendo na vida pública e privada”, com o ex-secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto. À tarde, foi promovido o painel “Os Vales da Serra Gaúcha”, com a apresentação de diversos cases.
Já na quinta-feira, novos debates foram propostos, com palestras e oportunidades de troca de experiências entre os participantes, deixando perspectivas promissoras para o futuro do turismo na região. Houve palestra sobre o Cadastur e sua importância para a regularização e qualificação dos serviços turísticos, com Sandreli Bandeira, e sobre projetos de desenvolvimento e qualificação do turismo no Estado, com Alexandre Ricca. A temática “Turismo e oportunidades no meio rural” foi explanada pela turismóloga e extensionista rural da Emater, Natália Brasil.
E, como último atrativo do Seminário Regional de Turismo – “Oportunidades no Turismo”, foi apresentada a Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé, com a participação dos representantes da CIC de Bento Gonçalves, Marijane Paese e Rogério Capoani. O projeto engloba, além de Imigrante, os municípios de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A iniciativa visa criar um roteiro turístico e cultural que valorize a história da imigração italiana, com enfoque especial na religiosidade, expressa por capitéis, igrejas e grutas da região.

No decorrer dos 2 dias, o Seminário Regional de Turismo tratou do desenvolvimento turístico do Vale do Taquari, promovendo a troca de conhecimento e o fortalecimento do setor. “Tivemos uma grande participação, com representantes de várias cidades do Rio Grande do Sul. Com o seminário, ganha o turismo gaúcho, do Vale do Taquari e de Imigrante”, enaltece o secretário de Cultura, Desporto e Turismo do Município, Charles Porsche. Em virtude da grande procura, a divulgação do evento teve de ser encerrada, pois os acessos esgotaram.

No fim da tarde de quarta-feira, participantes puderam conhecer pontos turísticos de Imigrante / Crédito: Carla Beckmann – AI Imigrante
Tatiane Gärtner é turismóloga. Ela diz que ter o Seminário Regional de Turismo em Imigrante é um sentimento inexplicável. “Ter o seminário na minha terra, que amo de paixão, é incrível. Há muitos anos eu já acredito no potencial turístico do nosso Vale. Fico feliz em ver que estamos evoluindo no setor”, destaca.
A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) foi parceira na realização do evento. O presidente da entidade, Rafael Fontana, reforça que o Seminário Regional de Turismo faz parte de um conjunto de ações em prol do setor. “É uma ferramenta para que possamos nos aperfeiçoar, buscar conhecimento. Olhar para experiências de outros locais. Queremos oferecer o que o Vale do Taquari tem de melhor para o turista, então são vários braços e mãos trabalhando pelo turismo”, observa.
A intenção é manter o Seminário Regional do Turismo, com possibilidade de realização anual, promovendo um início de ano voltado ao turismo. Entretanto, Fontana diz que ainda não há nada acertado para uma próxima edição.