Luiz Mário Berbigier eleito presidente da Sicredi Integração RS/MG

262
Luiz Mário Berbigier eleito presidente da cooperativa em 74 dos 81 núcleos // Crédito: Divulgação

O atual vice-presidente Luiz Mário Berbigier foi eleito presidente da cooperativa de crédito Sicredi Integração RS/MG, com sede em Lajeado. Ele superou o atual presidente, Adilson Metz, em disputa histórica dentro da instituição. Praticamente um terço dos associados votou no pleito de forma eletrônica.

Mais de 33.900 associados – dos mais de 100 mil aptos – votaram on-line de 5 de março até as 17h desta segunda-feira (31/3). O modelo de votação é semelhante ao norte-americano: não vale o total de votos, mas sim o resultado de cada núcleo determina o voto daquele núcleo.

Berbigier venceu em 74 dos 81 núcleos, enquanto Metz saiu vitorioso em seis e em um núcleo teve empate. A votação respeitou as normativas internas do Sistema Sicredi, estatuto e código eleitoral da cooperativa. O controle do sistema de votação coube à Fundação Sicredi. No Conselho Fiscal houve chapa única, eleita e aprovada em todos os núcleos.

O resultado segue agora para validação na Assembleia Geral Ordinária (AGO), dia 10 de abril, às 20h (última chamada), na sede da cooperativa no Bairro São Cristóvão. Naquele dia, os coordenadores de núcleo ou delegados representarão os votos registrados pelos associados dentro de seu núcleo.

Por orientação do corpo técnico e jurídico da Central Sicredi, os candidatos não podem conceder entrevistas até a homologação do resultado (10 de abril). Esta informação foi repassada aos candidatos antes da divulgação dos números nesta segunda-feira.

O coordenador da comissão eleitoral, Lauro Baum, considerou o processo eleitoral tranquilo, apesar da disputa por duas chapas. “A comissão não foi notificada nenhuma vez, porque qualquer situação deveria vir por escrito e com provas concretas e não chegou nada até nós”, comenta.

“Antes de repassar a informação à imprensa e aos colaboradores, tive a incumbência de informar o resultado aos dois candidatos”, destaca Baum. Ele reconhece que o resultado surpreendeu: “foi um resultado inesperado por ambos os candidatos. Ficou sob minha responsabilidade passar a informação”.

A comissão eleitoral se reúne na sexta-feira (4/4) para organizar os detalhes da assembleia e a forma dessa homologação do resultado por parte dos delegados no dia 10 de abril. A posse da nova diretoria será em maio.

Antes desta, a última eleição com disputa pela presidência da Sicredi Integração RS/MG, quando ainda era Sicredi Vale do Taquari, foi em 2013. Na ocasião, Metz concorreu com Ito Lanius e foi eleito pela primeira vez, passando a integrar a cooperativa. Nas eleições seguintes, Metz foi eleito como candidato único. Berbigier faz parte da Sicredi desde sua fundação em Lajeado, no ano de 1993.

Adilson Metz deixa a presidência após 12 anos de gestões // Crédito: Arquivo Pessoal

Chapa completa

Luiz Mário Berbigier, presidente
Katiane Luft, como Vice-presidente
Marceli Trasel – Conselheira
Ivan Cesar Klaus – Conselheiro
Maristane Mezacasa – Conselheira
Volnei João Feit – Conselheiro
Orlando Stein – Conselheiro
Rodrigo Xavier Pinto – Conselheiro
Delcio Dreissig – Conselheiro
Auri Luiz Schneider – Conselheiro
Werner Leindecker – Conselheiro
Clecio Frederico Schwengber – Conselheiro
Erny Berghahn – Conselheiro

Conselho Fiscal | Chapa única

Ari Kunzel – Conselheiro efetivo
Geraldo Augusto de Oliveira Quites – Conselheiro efetivo
Aline Isabel Fuhr – Conselheira efetiva
Neli Madalena Heissler – Conselheira suplente

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui