Liberação do trânsito sobre a nova ponte da ERS-130 gera expectativa

Previsão é de que veículos leves e ônibus estejam liberados para passagem a partir de sexta-feira à tarde

229
Nova ponte tem 172 metros de extensão e é 5 metros mais alta - Crédito: Wesley Santos / EGR / Divulgação

Onze meses após a enchente histórica que assolou o Vale do Taquari, mais um importante marco na reconstrução regional deve ganhar destaque no fim desta semana: a liberação do trânsito sobre a nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura foi levada pela força das águas do Rio Forqueta em 2 de maio de 2024 e a mobilidade de toda uma região ficou comprometida desde então.

Em 25 de março, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela via, divulgou a data prevista para a liberação do trânsito no local. Para veículos leves e ônibus, o tráfego deve ser autorizado na sexta-feira ou sábado (4 ou 5/4), no turno da tarde. Já para caminhões, a expectativa é o dia 8 ou 9 de abril. Ainda não há informações sobre ato inaugural.

A nova estrutura terá 172 metros de extensão, sendo 5 metros mais elevada em relação a anterior. No sábado (29/3) – data prometida pela EGR para a liberação do tráfego – a Construtora Giovanella, contratada pela EGR, concluiu a pavimentação asfáltica do aterro de acesso à nova ponte, no lado de Lajeado, enquanto que no lado de Arroio do Meio o asfaltamento já estava concluído. No domingo e na segunda-feira (30 e 31/3), os trabalhos tiveram sequência com a conclusão do acesso às cabeceiras, concretagem das lajes, calçadas de passeio e guard rail.

Considerando garantir maior durabilidade da estrutura, a empresa responsável pela obra utilizou concreto de alta resistência, o que permitiu a conclusão da obra de forma mais rápida. O diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, ressalta que, atualmente, as equipes trabalham na conclusão dos acabamentos de superfície, como na pista de rolamento.

Chuva forte e contínua pode interferir na liberação

Conforme Vanacor, as condições climáticas podem interferir na liberação do trânsito sobre a ponte. Entretanto, apenas em situações de chuva forte e contínua. “A nebulosidade não interfere mais neste momento. E apenas uma chuva intensa e muito duradoura pode impactar na liberação”, revela.

A urgência na liberação do trânsito no local considera a inauguração do Complexo do Cristo Protetor, em Encantado, agendada para domingo (6/4). “Temos os dias, horas e minutos contados. Queremos finalizar o quanto antes em virtude deste grande evento previsto para o fim de semana”, pontua.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui