Lagoa da Harmonia tem nível reduzido devido a manutenções

Melhorias no local, incluindo manutenção dos muros no entorno, são executadas

607
Crédito: Silvio Brune

O baixo nível da Lagoa da Harmonia, principal ponto turístico de Teutônia, tem chamado a atenção dos visitantes nos últimos dias. A preocupação inicial da comunidade era com uma fissura que existe há algum tempo na estrutura. No entanto, o nível foi baixado de forma proposital para manutenções no local, incluindo a revitalização dos muros no entorno.

É fato que há uma pequena fissura no local, mas não há exatidão do ponto: no registro ou na lateral. “Nunca foi um problema para manter a água. Então este ano resolvemos fazer a manutenção, tanto do muro quanto o conserto do vazamento de água”, explica Alexsandro Lima, que desde o fim do ano passado administra o local.

Ele complementa que a revitalização dos muros ao redor só é possível com o nível que a lagoa está agora. “Tem um ponto que vai ter que ficar mais baixo ainda para que consigamos acessar”, completa.

Além das melhorias nas muretas e calçadas, o espaço também receberá a manutenção do registro. “Estamos com um grupo de mergulhadores fazendo este trabalho. Iniciamos na semana passada: eles trabalharam por 2h embaixo d’água para fechar o cano da antiga usina, para evitar um vazamento futuro. Mas não conseguiram concluir, pois estava bem obstruído. Então eles retornam na próxima semana para finalizar”, reitera Lima. Ele lembra que esta situação não está relacionada ao vazamento.

O laguinho, situado abaixo da Lagoa da Harmonia, também acumulou material após a enchente de maio de 2024, e ainda não havia passado por limpeza. As máquinas que farão a limpeza deste espaço chegam na próxima semana. “É tudo estratégico, tudo foi planejado exatamente para esse período (março, abril e maio), que é anterior às chuvas e posterior ao verão, que é a nossa alta temporada. Então, está tudo dentro do cronograma”, pontua.

Outras melhorias na Lagoa da Harmonia estão previstas para os próximos 2 anos, visando atrair ainda mais turistas para o Município.

Você confere mais informações na edição impressa e digital da Folha Popular deste sábado (26/4).

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui