A Páscoa Encantada de Colinas recebeu cerca de 50 mil visitantes durante os quatro fins de semana, de 29 de março a 20 de abril. Um dos pontos altos foi o desfile temático sobre o tema “Renascimento e Reconstrução! Uma homenagem a nós e a nossas cidades irmãs!”, realizado nos dias 12 e 19.
O desfile retratou a catástrofe climática sofrida pelos moradores do Vale do Taquari e de todo o estado. Para isso, teve a participação de representantes de municípios vizinhos, de Santa Tereza a Bom Retiro do Sul. O prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan, foi fortemente aplaudido.
Uma réplica da ponte de ferro, situada entre Lajeado e Arroio do Meio, foi exposta como um símbolo da reconstrução.
O desfile ocorreu em alas e relembrou o cenário antes da tragédia, os impactos das enchentes e o mais importante: a reconstrução. “Primeiro vemos o rio azul, as placas das cidades limpas e de repente tudo muda, fica marrom, foi muito forte”, explica a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Colinas, Maristela Nicolodi de Souza.
Para ela, a Páscoa Encantada 2025 superou as expectativas. “Nós não imaginávamos que teria tanta repercussão e tanto sucesso. Acredito que as pessoas se identificaram com o tema”, comemora.
O evento foi uma forma de homenagem para os municípios da região, após tantos desafios em 2023 e 2024, demonstrando a superação e resiliência da população.

A “Ponte da Reconstrução”, Ponte de Ferro, foi destaque no desfile / Crédito: Angélica Pott
Ornamentação
Além da programação oficial, ocorreu o Concurso de Ornamentação da Páscoa Encantada 2025.
Na categoria Residências, o primeiro lugar ficou com Leonila Joris, seguida por Glaci Müller em segundo lugar. Na categoria Comércio e Entidades, o destaque ficou com a Igreja Luterana IECLB, que conquistou o primeiro lugar, enquanto a Padaria Paladar garantiu a segunda colocação.
A comissão julgadora foi formada pela turismóloga Lizeli Bergamaschi, pela arquiteta e urbanista Lorena Santos da Silva e pela paisagista Mara da Costa Borto. O anúncio dos vencedores ocorreu no dia 18 na Praça dos Pássaros.
Mesmo após o fim das atividades oficiais, a ornamentação segue em Colinas até o fim deste mês, na próxima quarta-feira.

Decoração da cidade virou ponto para fotografar e relembrar os heróis da catástrofe / Crédito: Angélica Pott