O Grupo de Mulheres Empreendedoras de Teutônia realizou uma expedição em roteiro por Gramado, Canela e Garibaldi, no dia 15 de abril, com visitas técnicas a quatro empresas de diferentes segmentos e portes. O objetivo foi conhecer novos modelos de gestão e trocar experiências em empresas gerenciadas por mulheres. Entre deslocamentos e atividades, foram mais de 15h de atividades voltadas à busca de novos conhecimentos e experiências. A programação foi organizada por Clarice Ribeiro Vier, integrante do grupo.
A primeira visita foi o Spa Kur Hotel em Gramado, eleito o melhor SPA médico das Américas, melhor destino de wellness da América Latina e indicado ao prêmio de melhor SPA médico do mundo. A comitiva foi recepcionada pela gestora Rochele Silveira, uma das sucessoras dos fundadores e que atua diretamente no empreendimento. O bate-papo registrou a história da empresa, desafios e estratégias até chegar ao estágio atual de reconhecimento.
O almoço do grupo foi no Containner Bistrot em Canela, também uma oportunidade para várias inspirações pela natureza e organização do local. Na sequência, a visita à Fragram, indústria, varejo e museu de aromas e perfumes, que possui um quadro funcional composto por 99,9% de mulheres. A proprietária Mari Branco apresentou o espaço às empreendedoras e oportunizou visita também ao museu, além de momento de interação.
O próximo destino foi a Amma Design, em Garibaldi, indústria de alumínio e vidro focada em decorações, em ampla expansão de mercado e também administrada por uma mulher, Roberta Ferrari Bergamo.
O fechamento da programação foi na Vinícola Courmayeur, com happy hour e bate-papo com as proprietárias, as irmãs Talita e Gilian. Elas compartilharam os desafios deste negócio, que tem forte atuação também na área turística.
Entre as associadas participantes, a coach e mentora Gabriela Jacinto destacou que o roteiro trouxe a oportunidade de visitar empresas de diferentes portes e setores, ampliando a percepção de formas de gerir, bem como dos desafios que cada uma tem. “Ter momentos onde podemos parar nossas atividades rotineiras e analisar novas formas de fazer sempre impacta positivamente na nossa maneira de liderar e empreender”, afirmou.
Fabiane Dentee Wommer, diretora do Colégio Teutônia, ressaltou que o dia foi marcado por ricas trocas de experiências, acolhimento e muitos aprendizados. As empresas anfitriãs compartilharam suas trajetórias, os inúmeros desafios e conquistas, destacando o papel transformador da liderança feminina no ambiente corporativo.
Na sua percepção, ficou evidente o cuidado com a gestão e a preocupação em inovar, mas também o compromisso de preparar as futuras gerações a assumir os negócios. “Sentimento de gratidão pela oportunidade e o entusiasmo renovado para aplicar nas nossas jornadas, sempre buscando e reafirmando a busca por novos aprendizados”, compartilhou Fabiane.
O Grupo de Mulheres Empreendedoras realiza encontros e diferentes atividades de integração e busca de soluções coletivas para os negócios há 6 anos, proporcionando encontros mensais às suas associadas.