81% das mães solteiras recorrem ao trabalho informal para complementar a renda, aponta pesquisa da Serasa

109

Em alusão ao Dia das Mães, a Serasa divulgou um estudo especial que traça um panorama da jornada financeira das mães brasileiras de acordo com diferentes estruturas familiares. Produzida em parceria com o Instituto Opinion Box, a pesquisa ouviu 999 mães de todas as regiões do país e revelou que a maioria das mulheres com filhos é responsável pelo orçamento doméstico.

Entre os dados mais marcantes, destaca-se o fato de que 81% das mães solteiras já precisaram recorrer a algum tipo de trabalho informal para complementar a renda, com destaque para o setor de limpezas, onde atuam 38% das que mencionaram essa alternativa. Esse cenário também é observado entre 73% das mães divorciadas, 67% das casadas ou em união estável e 62% das viúvas.

A pesquisa também mostra que 96% das viúvas se consideram protagonistas da própria vida financeira. O mesmo sentimento é compartilhado por 86% das mães solteiras, 83% das divorciadas e 80% das casadas ou em união estável.

Apesar dessa responsabilidade, apenas 3 em cada 10 mulheres com filhos se sentem preparadas para lidar com o dinheiro, independentemente da configuração familiar. Ainda assim, 8 em cada 10 buscam aprender mais sobre o tema.

No cotidiano, 90% das mães casadas ou em união estável relatam dificuldades em equilibrar as tarefas domésticas e profissionais. O índice é ainda maior entre as divorciadas (95%) e mães solteiras (92%), seguido por viúvas (89%).

Quando o assunto é valorização, 74% das mães casadas se sentem reconhecidas dentro de casa. A seguir vêm as viúvas (71%), divorciadas (70%) e, por fim, as mães solteiras (65%).

Segundo Patrícia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa, “em qualquer tipo de situação conjugal, as mães têm acumulado o peso das decisões financeiras e emocionais da família. Muitas vezes, sem preparo e com pouca rede de apoio”. Ela complementa que o acúmulo de funções impacta a saúde mental e dificulta o planejamento, favorecendo o endividamento.

O levantamento também apontou que, no último ano, muitas mães buscaram crédito para lidar com despesas inesperadas, quitar dívidas de cartão de crédito e limpar o nome.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui