Delegado aponta falha nos freios como principal hipótese de acidente com ônibus da UFSM

339
Crédito: Ariana de Oliveira

O delegado José Romaci Reis, da Polícia Civil de Teutônia, responsável pela investigação do acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Imigrante no dia 4 de abril, afirmou que a principal linha investigativa aponta para uma possível falha no sistema de freios do veículo.

Em entrevista ao programa Espaço Aberto o delegado explicou que a perícia apontou falhas nos freios, especialmente no lado traseiro esquerdo. “As lonas estavam excessivamente gastas, totalmente inoperante. Isso aí certamente ajudou a levar o ônibus a descer desenfreadamente o povo abaixo”, relatou.

Ainda segundo o delegado, outras hipóteses estão sendo analisadas, e ele está finalizando o relatório final com base em centenas de documentos enviados pela universidade, contratos com assistência técnica, contratação de motoristas, laudos periciais e depoimentos de vítimas e testemunhas. “Só depois desse cotejo total dessas provas e com bastante cuidado, é que a gente vai ter uma conclusão final do desfecho do inquérito”, explicou.

O delegado também revelou que algumas vítimas relataram que o veículo não estava em boas condições, mencionando problemas nos cintos de segurança e nos assentos. “Era um veículo velho e com pouca manutenção, pelo que me relataram.”

Sobre a responsabilidade pela manutenção do ônibus, o delegado afirmou que a empresa terceirizada contratada pela UFSM realizava apenas os serviços solicitados. “As revisões gerais eram responsabilidade da empresa. A última foi feita em 2023. De lá para cá, a universidade não solicitou nenhuma revisão geral. Embora a universidade tenha dito que realizou uma revisão em novembro do ano passado, isso não consta nos autos, não tem nenhum documento que comprove.”

O relatório final do inquérito deve ser concluído na próxima semana, mas pode haver prorrogação. “Dado as circunstâncias do evento, que foram bastante dramáticas”, disse o delegado.

O acidente, ocorrido no dia 4 de abril, resultou na morte de sete pessoas.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui