A redução da fila de espera por vagas na Educação Infantil tem sido uma das prioridades do poder público em Teutônia. Considerando isso, a Secretaria de Educação retomou, recentemente, a obra de ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Meu Cantinho, situada no Bairro Centro Administrativo.
Com previsão de conclusão para o fim deste ano, será possível criar 86 novas vagas para diferentes faixas etárias no educandário. Isto representa mais que o dobro de crianças hoje atendidas no local. O projeto, que prevê a ampliação em quase 900 metros quadrados, foi retomado após 3 anos parado. O investimento será de mais de R$ 1,3 milhão.
Hoje, a escola atende 69 crianças e, a partir da abertura das novas vagas, passará para 155. A comunidade escolar aguarda com ansiedade a conclusão da obra, considerando a importância do educandário e a urgência no aumento de vagas na Educação Infantil.
A ampliação da Emei Meu Cantinho compreende quatro novas salas com solários integrados, banheiros/trocadores, sala de amamentação, cozinha, refeitório/saguão, sala de armazenamento de alimentos, sala de armazenamento de materiais de limpeza, lavanderia, sala de direção, sala dos professores e secretaria.
“No prédio atual, espaços existentes de refeitório, cozinha e secretaria passarão por reformas e serão novas salas”, destaca o vice-prefeito e secretário de Educação, Evandro Biondo.
Atualmente, 260 crianças aguardam por vagas na Educação Infantil em Teutônia: 94 para a turma 1, 83 para a turma 2, 43 para a turma 3 e 40 para a turma 4. “Com a compra de vagas em um novo espaço que se concretizará nas próximas semanas, teremos a abertura de 22 novas vagas no Bairro Canabarro: 10 vagas para a turma 1 e 12 para a turma 2”, anuncia o secretário.
Necessidade de vagas no Bairro Teutônia
Conforme Biondo, a demanda da Central de Vagas indica a necessidade de um espaço que atenda mais crianças no Bairro Teutônia. “Foi feita a busca, mas, no momento, não existem negociações favoráveis”, completa.
A municipalidade encaminha, no bairro, a compra de cinco novas vagas para a Escola de Educação Infantil (EEI) Azaléia (turma 1), com previsão para o mês de junho.