
Em 10 de maio de 2008 ia ao ar, pela Rádio Popular 96,9 FM, o primeiro Mais Elas: um programa voltado para o público feminino, no formato de 1h. Neste ano, ao completar 17 anos de história, são quase 900 programas realizados e mais de 1,5 mil mulheres, dos mais variados perfis e profissões, que tiveram voz neste espaço.
A ideia do Programa Mais Elas surgiu durante um bate-papo entre colaboradores do Grupo Popular de Comunicação, quando Cristiano Schwarz sugeriu: “Que tal fazer um programa de mulheres?”. O projeto foi logo executado e os objetivos centrais eram dar voz a mulheres no rádio, ter um espaço só delas na emissora e trabalhar as temáticas do universo feminino.
Até março de 2020, o programa era gravado e reproduzido sem cortes, como se fosse ao vivo, aos sábados, após o meio-dia. Em virtude da pandemia da covid-19, passou a ser apresentado ao vivo com o uso de plataformas on-line. Atualmente, o Mais Elas é apresentado ao vivo, a partir do estúdio da emissora, com transmissão pelo FM, aplicativo, Youtube e Facebook, e tem na bancada Luciana Brune, Cláudia Brune e Cíntia Schmidt.
Nesta trajetória de 17 anos, muitos momentos marcam a história do programa Mais Elas. “O que mais marca é quando recebemos o feedback das ouvintes, principalmente em relação aos temas. Quando os temas abordados fazem a diferença na vida das mulheres, quando elas se sentem encorajadas ou, por vezes, por meio do conteúdo, conseguem encontrar ferramentas e argumentos para tomar as decisões necessárias ou mesmo sair de uma situação conflitante”, comenta a jornalista e coordenadora do Mais Elas, Luciana Brune.
São diversos relatos emocionantes ao longo dos 17 anos de história que fazem perceber o quanto é importante este espaço de troca e informação. “E o quanto também o programa contribuiu dentro da conquista de espaços das mulheres na nossa própria comunidade”, complementa.
Happy Delas para celebrar
Além do tradicional evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido em parceria com a CIC Teutônia, o Programa Mais Elas promove o Happy Delas. Neste ano, a programação acontece nesta quinta-feira (15/5) no Solar Baviera, nas imediações do Centro Administrativo de Teutônia.
“O Happy Delas é uma forma de celebrar esta trajetória, reconhecer as mulheres que participam e são ouvintes. Quando foi criado, também quebrou paradigmas, na época, levando as mulheres ao bar, o que ainda envolvia certo tabu”, recorda Luciana.
Hoje, o Happy Delas é realizado com o podcast Pod+ Elas ao vivo, que conta com a participação de Anete Roese, além de Luciana, Cláudia e Cíntia. “É uma forma das mulheres se sentirem parte, como se fosse dentro do estúdio, podendo sentir o ambiente e participar, estar junto”, comenta a jornalista.
A ideia com o Happy Delas, é proporcionar às mulheres uma noite leve e descontraída com amigas, além de momentos de networking. Também haverá coquetel, brinde e atividades de interação.