Grêmio empata pela Sul-Americana e Inter vence na Libertadores

29
O jovem Ricardo Mathias foi destaque do colorado no Uruguai - Crédito: Divulgação

A semana foi movimentada para os clubes gaúchos nas partidas da Copa Sul-Americana e Libertadores. Na terça-feira (13/5), o Grêmio ficou no empate por 1 a 1 com o Godoy Cruz, em jogo disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Já na quinta-feira (15/5), o Internacional venceu o Nacional por 2 a 0, em Montevidéu, no Uruguai, e deu um importante passo rumo às oitavas de final da Copa Libertadores.

O tricolor iniciou a partida com mudanças na escalação, promovidas pelo técnico Mano Menezes. João Pedro, Ronald, Monsalve e Arezo foram as novidades entre os titulares. Mesmo assim, quem chegou primeiro foi o Godoy Cruz, que obrigou Volpi a fazer duas boas defesas logo aos três minutos.

Na sequência, o Grêmio abriu o placar. Aos 6min, Braithwaite deu uma caneta em Mendoza e finalizou. A bola rebateu na defesa e sobrou para João Pedro, que acertou um belo chute de esquerda, de fora da área, encobrindo o goleiro argentino. O empate veio aos 29min: Volpi espalmou um chute de Altamira nos pés de Andido, que não desperdiçou.

O Imortal quase retomou a vantagem com Arezo, que finalizou sem goleiro e mas viu a zaga afastar em cima da linha. Ainda no primeiro tempo, João Pedro sentiu dores e foi substituído por Igor Serrote. No início da segunda etapa, Serrote também precisou sair, lesionado, dando lugar a João Lucas.

Com pressão nos minutos finais, aos 35min, Monsalve acertou a trave. Nos acréscimos, Ronald e Jemerson também assustaram, e houve reclamação de pênalti em lance envolvendo Ronald, mas o árbitro mandou seguir. Com o empate, o Grêmio chegou a 9 pontos e ocupa o segundo lugar do grupo D. Para avançar direto às oitavas, precisa vencer o Sportivo Luqueño no dia 29 e torcer por um tropeço do Godoy Cruz, que enfrenta o Atlético Grau.

Internacional com vida na Libertadores

O Internacional entrou em campo no Estádio Gran Parque Central, no Uruguai, precisando vencer para seguir firme na disputa por uma vaga nas oitavas da Libertadores. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Aguirre cruzou rasteiro para Ricardo Mathias, que chutou forte da pequena área e abriu o placar. O Colorado havia tido um gol anulado minutos antes com Thiago Maia, por impedimento.

Na segunda etapa, o time de Roger Machado criou boas chances para ampliar. Ricardo Mathias e Gustavo Prado desperdiçaram oportunidades claras, enquanto Nico López, destaque do Nacional, acertou o travessão e levou perigo em finalizações de fora da área.

Aos 43min, Gustavo Prado perdeu outra chance cara a cara. O castigo para os uruguaios veio no último lance da partida: Aguirre recuperou a bola no meio de campo, passou pelo goleiro e fez o segundo gol colorado, selando a vitória por 2 a 0.

Com o resultado, o Inter chegou a 8 pontos e assumiu a vice-liderança do Grupo F. A equipe gaúcha depende apenas de um empate contra o Bahia, no Beira-Rio, para garantir a classificação. O Nacional, por sua vez, foi eliminado da Libertadores, com 4 pontos, mas ainda tenta uma vaga na Sul-Americana caso termine em terceiro.

O Grêmio volta a campo neste sábado (17/5), contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, enquanto o Inter enfrenta o Mirassol, no domingo (18/5), também pelo Brasileirão.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui