Depois de 56 partidas registradas nas Aspirantes e Titulares, o Campeonato Intermunicipal Sicredi Certel 2025 chegou em sua fase decisiva. Os jogos das finais dos dois quadros iniciam neste domingo (18/5), com confrontos no campo do Poço das Antas, no Centro da cidade.
Nos Titulares, a partir das 15h, o Poço das Antas recebe o Canabarrense pela segunda vez no campeonato, com uma vitória para cada lado.
Após eliminar o Esperança de Languiru em dois dos melhores jogos do campeonato, com os empates em 3 a 3 e 2 a 2, e a heroica classificação nas penalidades pelo placar de 11 a 10, Poço aposta no fator casa para largar na frente na primeira final de Intermunicipal de sua história. O clube nunca havia chegado tão longe na competição.
A preparação para a partida iniciou cedo para os mandantes. Após a classificação, os dirigentes começaram os trabalhos de divisão de torcidas, confecção de materiais, reabastecimento de estoques e demais atividades necessárias para deixar tudo pronto para receber o duelo.
O presidente do clube, William Franke, esteva no campo na quarta-feira (14/5) para colaborar na limpeza dos muros e arquibancadas. Também as pinturas dos patrocinadores estão sendo realizadas, com previsão de conclusão ao meio dia do domingo.
Dentro das quatro linhas, Poço terá de superar as ausências do goleiro Emanuel e do meia Capella, expulsos contra o Esperança. Por outro lado, quem está de volta é o lateral esquerdo Vieli, após cumprir suspensão.
A grande expectativa está depositada em Maicon Benini “Pedra”, artilheiro do campeonato com 9 gols marcados. Além dele, o “todo-campista” Cambraia, o polivalente Naiel, a capacidade técnica de Isma, o habilidoso Franciel e a garra do zagueiro Gardenal fazem com que os comandados por Jocelito Anschau acreditem em um resultado positivo.
Um dos diretores do Poço das Antas, Maurício Steffen, destaca que a comunidade espera por uma bela festa, que valorizará o futebol, a competição e as equipes. “Indiferente do resultado da partida depois do apito final. Trabalhamos para que tudo ocorra bem, todos sejam bem recepcionados e para sermos exemplo regional”, almeja.
Canabarrense
O atual bicampeão quer vencer o tricampeonato inédito. O Canabarrense constrói, a passos largos, uma certa hegemonia no futebol de Teutônia e arredores. Aposta em jogadores do bairro e adições pontuais de fora da região.
A sólida campanha da primeira fase escancara que o projeto e planejamento estão dando certo. Os comandados por Vanderlei Weiand “Peixe” querem que o trabalho apareça em campo mais uma vez.
Há dúvidas na equipe titular: Sartori e Amarelinho saíram com dores no duelo de volta das semifinais contra o Gaúcho, mas as duas semanas de recuperação devem garantir a presença dos dois meias cerebrais no duelo em Poço das Antas. Isso se soma à intensidade de Luan Vedoy, à experiência e à liderança de Mateusão e Poyo, à agilidade de Fogaça, à vitalidade de Negretti, aos gols de Igor e à qualidade do jovem Dhomini.
Esses fatores, aliados à melhor defesa do campeonato (apenas 3 gols sofridos), fazem com que o Canabarrense acredite em um resultado positivo fora de casa, para arrancar com vantagem e definir o título no Bairro Canabarro.
O treinador do Canabarrense, Vanderlei Weiand, exalta a experiência que ele e a equipe carregam para os duelos das finais. “Todo esse histórico traz muitas responsabilidades, porém, da mesma forma, traz bagagem. A base do nosso time participou de um processo que inclui três decisões de Intermunicipais consecutivas, com dois títulos, o que soma para a equipe e história”, engrandece.
Aspirantes
Pelo segundo quadro, a partir das 13h, 11 Amigos e Canabarrense entram em campo com as fichas depositadas em Andrei Poersch, no lado poçoantense, e Hian Gabriel, por Canabarro. Com elencos completos, os dois artilheiros de cada clube se somam aos demais para a disputa do título.
As equipes se enfrentaram duas vezes na primeira fase do campeonato, com uma vitória para cada lado e 11 redes balançadas. O Canabarrense venceu por 4 a 0, enquanto o 11 Amigos fez 4 a 3 em jogo eletrizante.
O tricolor de Canabarro busca a vitória fora de casa ou um resultado que dê vantagem para a volta, em casa. Já o 11 Amigos quer repetir a boa atuação da vitória por 4 a 3 para usufruir do mando de campo e jogar tranquilo na casa do rival.
Campanha Canabarrense
1ª rodada – Canabarrense 2 x 0 11 Amigos
2ª rodada – Atlético Gaúcho 0 x 4 Canabarrense
3ª rodada – Poço das Antas 2 x 1 Canabarrense
4ª rodada – Canabarrense 0 x 0 Atlético Gaúcho
5ª rodada – 11 Amigos 1 x 3 Canabarrense
6ª rodada – Canabarrense 3 x 0 Poço das Antas
Semifinais Ida – Gaúcho 0 x 1 Canabarrense
Semifinais Volta – Canabarrense 0 x 0 Gaúcho

Campanha Poço das Antas
1ª rodada – Poço das Antas 2 x 1 Atlético Gaúcho
2ª rodada – 11 Amigos 0 x 3 Poço das Antas
3ª rodada – Poço das Antas 2 x 1 Canabarrense
4ª rodada – Canabarrense 0 x 0 Atlético Gaúcho
5ª rodada – 11 Amigos 1 x 3 Canabarrense
6ª rodada – Canabarrense 3 x 0 Poço das Antas
Semifinais Ida – Poço das Antas 3 x 3 Esperança
Semifinais Volta – Esperança (10) 2 x 2 (11) Poço das Antas
