Vereadores de Poço das Antas debatem mutirões de cirurgias e melhorias para o interior

73
Sessão antecede votação emergencial de projetos sobre reconstrução e cultura - Crédito: Jéssica Bayer

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Poço das Antas, realizada na segunda-feira (19/5), trouxe à pauta discussões sobre saúde pública e demandas do interior. Duas indicações foram aprovadas pelos parlamentares.

A indicação nº 026/2025, proposta pela vereadora Célia Lurdes Koerbes (MDB), sugere que o Executivo Municipal avalie a possibilidade de firmar convênio com o Hospital Ouro Branco ou o Hospital Bruno Born para a realização de mutirões de cirurgias eletivas. A proposta busca respeitar a ordem de espera do Sistema de Regulação de Consultas Especializadas do SUS (Gercon), com exceção para casos de urgência.

Célia defendeu que, apesar das dificuldades de gestão, o município tem recursos disponíveis e deve encontrar alternativas para acelerar o atendimento à população. “Temos muitos pacientes aguardando há muito tempo por procedimentos. Os custos são altos, mas é a vida das pessoas em jogo”, afirmou.

Ainda na saúde, o vereador Laércio Pedro Klein (PSDB) relatou sua experiência recente no pronto atendimento do Hospital Ouro Branco e chamou atenção para o longo tempo de espera enfrentado pelos pacientes. Ele sugeriu um debate sobre o atual critério de prioridade no atendimento, sobretudo em relação à idade, em todas as casas de saúde.

“Talvez seja o momento de repensarmos a idade considerada para prioridade. Dentro de 3 anos eu terei 60 e me tornarei um idoso com direito a atendimento preferencial, mas será que realmente precisarei disso? Enquanto isso, muitas pessoas desistem de esperar”, apontou.

Interior

Já a indicação nº 025/2025, de autoria do vereador Luiz Naldair Pereira da Silva (PP), solicita a instalação de uma nova lixeira na localidade de Santa Inês, nas proximidades da residência de Dilson Becker. O parlamentar justificou que a estrutura atual é insuficiente para a demanda, o que compromete a higiene e o bem-estar da população.

Ele também destacou que a estrada da região, que dá acesso à localidade de Canudos, passará por melhorias com alargamento e saibragem ainda na próxima semana, conforme contato com a Secretaria de Obras.

Luiz aproveitou a tribuna para levantar uma preocupação com relação à morte de animais domésticos na mesma localidade. “Foram encontrados vários gatos e cachorros mortos, possivelmente envenenados. A gente precisa descobrir o que aconteceu e, se for o caso, responsabilizar quem cometeu essa crueldade”, argumentou.

Ofício

Além das indicações, o Legislativo aprovou o ofício nº 080/2025, que autoriza a prorrogação do prazo de entrega do Plano Plurianual até o dia 30 de maio. O documento norteará os investimentos do município nos próximos anos.

Indicações e ofício aprovados na sessão de 19/5

Indicação nº 025/2025 (Luiz Naldair Pereira da Silva): Solicita nova lixeira na localidade de Santa Inês para atender melhor a demanda dos moradores. Aprovada com sete votos, com abstenção do autor.

Indicação nº 026/2025 (Célia Lurdes Koerbes): Recomenda convênio com hospitais regionais para mutirão de cirurgias eletivas, priorizando a ordem do sistema Gercon. Aprovada com sete votos, com abstenção da autora.

Ofício nº 080/2025: Prorroga até 30 de maio o prazo de entrega do Plano Plurianual (PPA) ao Legislativo. Aprovado por unanimidade.

Próximas sessões

Nesta quarta-feira (22/5), às 11h, ocorre sessão extraordinária para apreciação emergencial de três projetos de autoria do Executivo. Serão analisadas as propostas que criam o Fundo Municipal de Reconstrução, Restabelecimento e Resiliência Climática (projeto de lei nº 023/2025); o Conselho Municipal de Reconstrução, Restabelecimento e Resiliência Climática (projeto de lei nº 024/2025); e o Plano Municipal de Cultura de Poço das Antas (projeto de lei nº 025/2025).

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Poço das Antas está agendada para o dia 2 de junho, às 19h.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui