
Nesta semana, o Vale do Taquari se despediu do pequeno guerreiro Theodoro Carvalho Lappe, 4. Carinhosamente chamado de Theo, ele enfrentava, desde agosto de 2023, um neuroblastoma metastático em estágio 4. Após agravamento da doença, ele não resistiu e faleceu na manhã de quarta-feira (21/5).
Filho de Maiquel e Tatiana Carvalho Lappe, Theodoro mobilizou a comunidade teutoniense e regional em uma grande corrente de solidariedade, ganhando repercussão nas redes sociais e na mídia. Foram realizadas campanhas para angariar recursos para custear o tratamento contra o câncer raro, que incluía o medicamento Qarziba, estimado em quase R$ 1,8 milhão.
Durante os quase 2 anos de tratamento, o pequeno guerreiro passou por cirurgias, incluindo a retirada de um dos rins, e por um transplante de medula. Nas últimas semanas, foram constatados novos tumores e Theodoro não resistiu.
Em 13 de abril, o pequeno Theo ainda realizou um grande sonho: entrar em campo com os jogadores do Grêmio, em partida diante do Flamengo.
Um verdadeiro guerreiro
A mãe do menino, Tatiana Carvalho Lappe, pede que as pessoas lembrem do pequeno Theo como um serzinho de luz e um verdadeiro guerreiro. Também destaca que a mobilização regional em torno do caso significou amor pelo próximo, compaixão e empatia.
Às famílias que enfrentam desafios semelhantes, Tatiana deixa uma mensagem especial. “Vivam o hoje como se não houvesse amanhã. Aproveitem cada momento ao lado das pessoas que amam, digam o quanto são especiais. Depois, só ficam as boas lembranças e a saudade”, fala, emocionada.
A memória e a garra do pequeno guerreiro gremista serão lembradas com carinho. “Infelizmente, perdemos a batalha. Brilha, brilha, minha estrelinha”, pontua a mãe.

Pequeno guerreiro Theodoro Carvalho Lappe faleceu nesta quarta-feira, dia 21 / Crédito: Divulgação
Presença ilustre
Theodoro é neto do árbitro Claudiomiro Carvalho, popularmente conhecido como “Duia”. Há algumas semanas, o menino entrou em quadra com o avô em Fazenda Vilanova, em rodada da Copa Rota da Serra Sicoob de Futsal.
Na oportunidade, ele deu o pontapé inicial, e este momento foi recordado com carinho por Jair Roberto Welter, o “Pivi”, no programa Bola na Trave desta sexta-feira (23/5). “Ele fez a entrada das equipes, deu o pontapé inicial, foi emocionante. O Theozinho só queria saúde para correr e brincar como as outras crianças. Ele foi um exemplo, um guerreiro. Nós, muitas vezes, temos tudo e não valorizamos”, comenta Welter.

Em Fazenda Vilanova, em partidas pela Copa Rota da Serra, Theo deu o pontapé inicial junto do vovô Duia / Crédito: Ketlin Abreu