Finalizando as celebrações do 57º Festival do Chucrute de Estrela, os Grupos Folclóricos de Estrela lançaram a 7ª turnê pela Europa no 2º dia do Café Colonial do Festival. O Centro Comunitário Cristo Rei esteve lotado não só de dançarinos, mas de pais, familiares e da comunidade, que vieram prestigiar em primeira mão a apresentação que 50 integrantes levarão à Alemanha, Áustria e Eslovênia de 30 de maio a 28 de junho.
O grupo apresentará um repertório digno da miscigenação característica da cultura brasileira. A abertura terá MPB, com a famosa Aquarela do Brasil, seguindo pela música gauchesca, com as danças do Pezinho, Maçanico e Xote Carreirinho. Depois, é a vez das músicas alemãs Sternpolka, Hammerschmidt, Beim Kronenwirt e Maike. Então, o grupo segue com a Quadrilha de São João – incluindo o casamento caipira – e forró, finalizando com a batucada de uma escola de samba e o carnaval de salão tradicional.
Com 61 anos de história, o Grupo tem cerca de 500 integrantes atualmente – mais de 200 já visitaram a Europa com as turnês. O conjunto tem em sua lista a visita a 16 países e a realização de mais de 20 turnês pela América Latina.
O coordenador Andreas Hamester ressalta a troca cultural que essas viagens proporcionam. “Nos últimos 30 anos, há uma grande parceria entre os Grupos Folclóricos de Estrela e grupos estrangeiros, não somente da Europa – 46 entidades, entre corais, orquestras, bandas, grupos de danças já vieram a Estrela. Eles foram recebidos aqui pelos dançarinos. Conheceram a nossa vida, a nossa cidade. Então eles retribuem isso de um jeito muito bacana quando a gente vai pra lá”, aponta.
Dos 50 integrantes, pelo menos metade viaja pela primeira vez em turnê. Andreas reforça a importância de os alemães enxergarem o Brasil como um todo, bem como de os membros do grupo entenderem que “na Alemanha não é tudo Oktoberfest, traje típico e música alemã”. “A Alemanha é um país moderno e ela preserva, em alguns momentos, suas tradições. Nesses 200 anos em que os alemães já estão no Brasil – e nós somos descendentes alemães -, muitas coisas se preservaram, outras foram modificadas e outras desapareceram, infelizmente. Mas ainda se preserva, se conhece e se percebe uma grande semelhança”, ressalta.
A turnê pela Europa é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio de Atlas Brasil Calçados, Passarela Center, Univale Distribuidora de Bebidas, Fuga SA, Goemil, Icatu e Companhia Brasileira de Seguros e Previdência, Baldo SA, Metalúrgica Hassmann, Mondial Veículos, Lojas Benoit e Polartica Distribuidora de Bebidas.
Intercâmbio firmado
Na quinta-feira passada (22/5), o coordenador – que também é secretário-adjunto de Cultura de Estrela, representou os Grupos Folclóricos / IECLB e a cidade de Estrela em Porto Alegre, durante encontro com o cônsul-geral da República Federal da Alemanha, Marc Oliver Bogdahn.
Na oportunidade, representantes de diversas cidades da região e de entidades que atuam com a cultura germânica no RS firmaram um termo de cooperação e parcerias entre cidades alemãs e brasileiras. A intenção também é tornar o estado do Rio Grande do Sul co-irmão dos estados alemães da Renânia-Palatinado e Hessen.
A cidade irmã de Estrela é Ehrenfriedersdorf, no estado da Saxônia – os integrantes dos Grupos Folclóricos se apresentarão no município alemão durante a turnê.
