Com jogos iniciados na sexta‑feira (27/6), o tradicional Aberto de Futsal de Fazenda Vilanova teve começo movimentado e superou as expectativas no número de inscritos e repercussão na comunidade. Organizado pela prefeitura com apoio do Sicredi, o torneio reúne 34 equipes e mais de 500 atletas em uma das maiores edições já realizadas no município.
Segundo Evandro Júnior Maria, o Zico, que representa a Secretaria de Esportes local, a competição engaja quatro categorias: Sub‑15, Feminino, Veteranos e Força Livre. Inicialmente, havia a intenção de também incluir a categoria Master, o que não ocorreu por falta de inscritos.
A competição envolve representantes de, pelo menos, oito cidades do Vale do Taquari. Os jogos são realizados principalmente às sextas‑feiras, com previsão de também incluir rodadas às terças ou quartas‑feiras, para garantir o andamento do campeonato sem atrasos – a expectativa é que o torneio se estenda até setembro.
Na primeira rodada, pela categoria Sub-15, o Real Madruga abriu a noite com vitória por 3 a 1 sobre o Projeto Guarani, em partida decidida pelos gols de Felipe, Andrei e Theo. Riantony diminuiu para o Projeto.
Depois, o futsal feminino ganhou vez. O Malaguetas bateu o Flamengo por 4 a 2. Vanessa, Andreia e Janine (2x) marcaram para as vencedoras, enquanto Denise e Nethelin balançaram as redes para o Flamengo.
No terceiro jogo, de volta ao Sub-15, Renegados e Atlético Maia empataram em 3 a 3. Gustavo (2x) e Augusto fizeram para o Renegados. Já Isaack e Murilo (2x), anotaram os gols do Atlético.
Para fechar a noite, na Força Live, os teutonienses do Celtic venceram o Atletico do Morro pelo placar de 3 a 1. Wagner Daniel, o Waguinho, Luan Vedoy e Elizandro Foppa marcaram para o Celtic. Cleverson Silva Faria fez o gol do Atletico do Morro.
Crescimento e novos projetos
O Aberto de Futsal integra um conjunto de ações promovidas pela recém‑criada Secretaria de Esportes do município, implantada neste ano. Além do futsal, projetos como corridas, patinação e a Copa Integração mobilizam praticantes de todas as idades.
Um dos objetivos futuros é a reativação do futebol de campo, especialmente no campo do Águia Azul – clube histórico que teve papel central na formação da identidade esportiva e até administrativa do município. “A meta é, em 2025 ou 2026, voltar com o futebol de campo, o que vai colocar nossa comunidade em competições novamente”, explica Zico.