Participantes do 5º Festival Popular da Canção se encontram em primeira reunião técnica

106
Encontro reuniu os 50 candidatos e familiares no auditório da Certel - Crédito: Camille Lenz da Silva

Os 50 participantes da 5a edição do Festival Popular da Canção e seus familiares participaram da primeira reunião técnica com os organizadores no sábado (28/6), no auditório da Cooperativa Certel, em Teutônia. O diretor do Grupo Popular, Lucas Leandro Brune, e o produtor cultural Marcelo Brentano apresentaram o regulamento e esclareceram dúvidas dos presentes, que se preparam para dar início a essa aventura. “É sempre importante, pois permite acolher e deixar claro que nosso principal foco é cuidar bem de todos para que tenham uma excelente experiência no palco”, diz Brune.

A edição de 2025 será especial e histórica: são três categorias (Infantil / Juvenil / Livre), recorde de candidatos e de municípios: 29 cidades, que representam nove regiões do estado. Inicialmente seriam 52 vozes. No entanto, dois participantes da categoria Infantil desistiram. Dessa forma, serão 16 nesta categoria, 12 na Juvenil e 20 na Livre.

Os candidatos das duas primeiras categorias se reunirão no dia 12 de julho com o maestro da banda, Marcinho Staggemeier, para ajustes nos arranjos das músicas escolhidas. Os participantes da Livre se encontram no dia seguinte. O ensaio de todas as categorias com a banda completa e no palco do Colégio Teutônia será no dia 31 de julho.

A fase classificatória será em duas noites distintas. No dia 1º de agosto (sexta-feira) se apresentam os candidatos das categorias Infantil e Juvenil e, no dia 2 (sábado), a categoria Livre. Para a fase final (23/8) se classificam sete do Infantil, sete do Juvenil e 10 da Livre. Todas as apresentações ocorrerão no auditório do Colégio Teutônia.

Superar a si mesmo

Alícia Gerevini Parnoff, 10, participará do festival pela primeira vez e veio com a mãe, Adrieli Gerevini, de Fontoura Xavier para a reunião. Elas souberam do festival através da escola de música Musiqué, na qual Alície faz aulas de canto.

A jovem iniciou sua jornada musical aos 7 anos, a partir do Festival de Prendas de sua cidade. Desde então, procura participar de festivais de canto. Mesmo com 3 anos de prática, a ansiedade é natural a cada nova oportunidade. No entanto, as competições e a orientação da família lhe fizeram adquirir maturidade para compreender que cada experiência é, em primeiro lugar, uma forma de superar a si mesmo, de fazer amigos e se divertir.

Adrieli reflete sobre a evolução do objetivo de Alícia nos festivais. Inicialmente, as experiências eram um pouco frustrantes, até ela entender qual era o sentido de tudo. Agora, o foco se tornou reencontrar as amigas – a competição é vista como um detalhe. “O resultado ser consequência do esforço e da competição com ela mesma, com ela ser melhor a cada apresentação, torna a experiência mais leve. Os festivais representam colaboração, conhecimento, cultura, amizade e cooperação, valores que se estendem para diversas áreas da vida. Ensinam a não competir com os outros, mas sim, a colaborar”, detalha.

O apoio familiar é fundamental, e eles já “convocaram” os familiares mais próximos, de cidades como Arroio do Meio e Encantado, para prestigiar o evento.

Os ingressos estão à venda na sede do Grupo Popular, em Teutônia, com os candidatos, as voluntárias do Reuse (junto ao HOB), o Grupo de Danças Movimentu’s, a Horta Comunitária e nas Lojas Certel de Teutônia e Westfália.

O 5o Festival Popular da Canção é uma promoção do Grupo Popular de Comunicação e realizado pela Brentano Projetos e Eventos Culturais. Tem o patrocínio de American Nutrients, Certel, Sicredi e Fuchs do Brasil, além do apoio de Colégio Teutônia e Protepac e o apoio institucional da Prefeitura de Teutônia.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui