A previsão do tempo indica chuva para sexta, sábado e especialmente no domingo (27/7), data marcada para o jogo inaugural da 26ª Copa Certel Sicredi – Regional da Aslivata 2025. O atual campeão, Juventude de Guaporé, sedia esta partida diante do Boavistense, de Boa Vista do Sul. A reportagem do Grupo Popular apurou agora pela manhã que o Juventude pedirá o adiamento da abertura em função do cenário de chuva anunciado pelos institutos de meteorologia.
A diretoria do Juventude reuniu-se na noite desta quarta-feira (23/7) e tomou a decisão. “Amanhã (sexta-feira) vamos fazer um ofício para não ter jogo de abertura domingo. Vamos encaminhar para a Aslivata e para a imprensa, mas não terá rodada domingo. Nós do Juventude não queremos [jogo] domingo, porque não vai ter público e vai detonar o campo. Até porque no próximo final de semana marca tempo bom”, avalia o dirigente Beto.
Apesar do regulamento prever adiamentos no domingo pela manhã, o Juventude acredita que haverá bom senso e compreensão. “Acho que a Aslivata vai entender por ser o jogo da abertura”, aponta Beto. A sugestão do atual campeão é jogar uma rodada para frente. “Mudaria os jogos uma semana para frente. Sábados é complicado porque muitos jogadores trabalham pela manhã e a maioria mora longe de Guaporé”, salienta.
A mexida no calendário de toda a primeira fase será complicada, porque muitos clubes solicitaram datas e há planejamentos estabelecidos a partir da divulgação de todo o calendário de jogos. A Aslivata deve aguardar o ofício e se posicionará. Em caso de adiamento do jogo de domingo, a tendência é realizar no dia 3 de agosto, junto com o restante da rodada, sem partida de abertura isolada.
O presidente da Aslivata, Vianei Hammes, pretende aguardar até sábado. “Em caso de transferência, alinhar com o Juventude. Se confirmar a transferência, verificar junto aos clubes a possibilidade de jogar no sábado seguinte (2/8). Caso contrário, todos os jogos no domingo, dia 3 de agosto”, disse.
Boavistense
O dirigente do Boavistense, Airton Radavelli, gosta da ideia de adiamento mais cedo no domingo, até pela distância e necessidade de deslocamento. “O Aspirante tem previsão de sair 10h. Então, ideal seria cancelar até 8h”, sugere. Quanto à eventual nova data para realizar, será necessário avaliar com a diretoria.
Patrocinadores
A reportagem também consultou a Certel sobre a hipótese de adiamento. O superintendente Ilvo Persch falou que “nós – Certel e Sicredi – enquanto patrocinadores nunca interferimos nessa questão de adiar ou não jogos. Sempre aceitamos a definição do que a Aslivata faz e apoiamos essa decisão quanto à tabela e horário dos jogos. Nossa percepção é aceitar o que for definido pela Aslivata”, salienta.
