O projeto Futuro Cooperativo, promovido pela Certel, tem como objetivo apresentar aos jovens diferentes possibilidades profissionais e esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e o cooperativismo. Nos dias 21 de maio e 4 de junho, estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais Reynaldo Affonso Augustin e Gomes Freire de Andrade participaram de encontros na sede da cooperativa e puderam conhecer mais sobre o funcionamento de uma cooperativa e as diversas áreas profissionais que a integram.
Durante a atividade, profissionais das áreas de tecnologia da informação, recursos humanos, contabilidade, varejo, administração, marketing, letras, engenharia civil e engenharia elétrica compartilharam suas experiências acadêmicas e profissionais, relatando os caminhos que percorreram, os desafios enfrentados e a importância da dedicação no desempenho de suas funções.
“Os profissionais mostraram que não importa o segmento, a condição social ou onde começa a sua trajetória, eles têm a possibilidade de subir em níveis altos. Muitas vezes os alunos têm em mente aquela ideia de que uma profissão, por exemplo, o engenheiro civil, vai trabalhar especificamente com a construção de prédios, e não é assim. O projeto abriu a mente e a visão dos alunos para uma percepção diferente das profissões e do mercado de trabalho”, afirma Carlos Henrique Campos, professor de filosofia e sociologia.
“Aos que estavam com dúvida sobre o Cooperativismo ou as áreas em que a Certel trabalha, o projeto foi um bom começo para que eles possivelmente retornem, em breve, como associados ou funcionários. A chance de ouvir ex-alunos do Augustin chamou a atenção deles, gerando uma identificação e incentivo para que continuem estudando e enobrecendo a região em termos de Cooperativismo. A Certel é uma peça fundamental”, diz Murilo Souza, professor de história, sociologia e ciências humanas.