Etapas classificatórias do 5º Festival Popular da Canção ocorrem nesta sexta e sábado em Teutônia

As categorias infantil, juvenil e adulto disputam vagas para a grande final neste fim de semana, no Colégio Teutônia, a partir das 19h. Alto nível dos competidores elevaram a régua e prometem espetáculo que remete a grandes festivais nacionais. Ingressos acessíveis a R$ 25 dão direito a sorteio de brindes

173
Festival Popular da Canção chega às classificatórias e promete entregar excelente repertório e interpretação. Crédito: Arquivo FP

Na próxima sexta-feira e sábado (1º e 2/8), a partir das 19h, o Colégio Teutônia recebe o 5º Festival Popular da Canção. O repertório das músicas escolhidas pelos candidatos é elevado, sobretudo pelos grandes nomes da MPB e do sertanejo. Como se não bastasse, a interpretação dos candidatos, que vieram afiados, foi posta à prova no primeiro ensaio. Muitos já têm experiência de palco e expressividade na voz, tornando as apresentações verdadeiros espetáculos à parte.

O 5º Festival Popular da Canção terá cerca de 40 participantes de diversas regiões do estado. Os ensaios finais antes da etapa classificatória ocorrem nesta quinta-feira (31/7), das 8h às 21h, no auditório.

De acordo com o coordenador e diretor artístico Marcelo Brentano, haverá muitas surpresas no dia para o público. “Quem estiver presente vai concorrer a brindes dos patrocinadores, além de assistir música ao vivo, cantores acompanhados de uma banda. Não é playback”, afirma.

“A orientação aos candidatos é que venham com coração leve, venham para se divertir e aproveitar o máximo o festival, que só de entregar uma estrutura com telão de led, provoca grande experiência”, reforça.

O evento reafirma a aspiração do município pelo canto. De acordo com o prefeito Renato Altmann, o festival se consolida como um dos mais importantes. “Cinco anos de histórias, emoções e talentos revelados. Este festival não é apenas um espetáculo – é a prova viva da força da nossa cultura, da criatividade do nosso povo e do poder transformador da arte”, destaca.

Para o prefeito, é imprescindível apoiar o projeto, que movimenta a economia, atrai turistas e, principalmente, dá oportunidades a novos talentos. “Quero parabenizar o Grupo Popular pela organização, assim como os patrocinadores, músicos, técnicos e cada pessoa que, direta ou indiretamente, faz o festival acontecer”, salienta.

Altmann confirma que o compromisso com a cultura popular deve permanecer. “Que os próximos anos sejam de ainda mais música, diversidade e união, e que este festival continue sendo, por muitas edições, o palco da nossa identidade”, sugere.

Cultura é alicerce

Para a secretária de Cultura Vanessa Carniel, a cultura é o alicerce de uma sociedade, e a música, uma de suas expressões mais universais. “Este festival não apenas revela talentos, mas também preserva nossas raízes, promove a diversidade e fortalece o senso de pertencimento”, afirma.

Ela avalia que a cada nota, verso e melodia contam a história dos povos, dos sonhos e da identidade coletiva. “Nosso papel é fomentar e democratizar o acesso à arte. Por isso, a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer se orgulha de apoiar esse projeto, que une tradição e contemporaneidade, valorizando tanto os mestres da música quanto as novas vozes que surgem”, enfatiza.

Segundo a secretária, a intenção é que o festival cresça a cada ano, com mais participação, mais pluralidade e ainda mais amor pela cultura popular. “Parabenizo os organizadores, os artistas, os técnicos e, especialmente, o público, que faz desse evento um sucesso. Que essa noite seja repleta de emoção, harmonia e celebração”, pondera.

Música e diversidade

Conforme a diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, o evento se tornou uma tradição na comunidade e oportuniza a todos um espaço de celebração da diversidade cultural. “Esse festival é um exemplo perfeito de como a arte e a música podem unir pessoas de diferentes origens e gerações, promovendo um ambiente enriquecedor”, sustenta.

Ela acredita que eventos como este não apenas oferecem uma plataforma para que novos talentos sejam descobertos, mas também incentivam a criatividade e a expressão artística dos participantes.

“No Colégio Teutônia, temos uma longa tradição de valorizar a música e as artes. Desde 2014, realizamos o Festival de Música de Teutônia, que busca aperfeiçoar os músicos participantes com aulas de instrumentos, com profissionais altamente qualificados”, recorda.

A instituição oferta atividades extracurriculares que incluem o estudo de instrumentos musicais individuais, dois corais e o Conjunto Instrumental, que conta com 40 integrantes. Inclusive, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia se prepara para a 5ª turnê pela Europa, um momento que se torna uma ponte entre culturas e um instrumento de conexão entre pessoas e regiões. “Essas experiências são fundamentais para a formação integral de nossos estudantes, fortalecendo valores como responsabilidade, autonomia e resiliência”, afirma.

Segundo a diretora, os eventos musicais são essenciais para fazer da região um diferencial, gerando uma comunidade que acredita nos valores e busca um crescimento mútuo e pujante. “Acreditamos que a música e a arte têm o poder de transformar e enriquecer nossas vidas, e estamos comprometidos em continuar a apoiar e promover essas iniciativas”, conclui.

O 5º Festival Popular da Canção é uma promoção do Grupo Popular de Comunicação, com realização de Brentano Projetos e Eventos Culturais. Tem o patrocínio das cooperativas Sicredi Ouro Branco RS/MG e Certel, American Nutrients e Fuchs Gruppe. O apoio é da Protepac e Colégio Teutônia, e a Prefeitura de Teutônia presta apoio institucional.

Ainda há ingressos disponíveis a R$ 25 junto aos candidatos, nos pontos de venda parceiros e na sede do Grupo Popular.

Confira os vídeos dos participantes convidando para o evento no Instagram do Grupo Popular!

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui