Catarinas Wanderwege une 107 trilheiros em busca de natureza, saúde e solidariedade

102
Evento cumpre o objetivo de incentivar a cultura de trilhas pelas paisagens da região / Crédito: Thiago Maurique

O céu limpo e o calor fora de época formaram o cenário perfeito para a 2ª edição do Catarinas Wanderwege. O evento reuniu 107 participantes em uma manhã dedicada à saúde e à solidariedade no sábado (26/7). Além da prática da caminhada, o evento reverteu recursos para a futura Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ouro Branco.

Organizador do evento, Everton Augustin afirma que o objetivo era proporcionar uma experiência marcante, tanto para o corpo quanto para o coração. “É gratificante ver as pessoas felizes, se conectando com a natureza e entre si, sabendo que isso também reverte em melhorias para o nosso hospital”, destaca.

A concentração ocorreu no Sítio Timbaúva. Antes da largada, a professora de Educação Física Jane Franz comandou uma sessão de alongamentos e aquecimento. A caminhada ofereceu dois percursos: o primeiro, com 4,7 quilômetros, de nível fácil a médio e o segundo, de 8,7 quilômetros, com trechos mais desafiadores. Ao longo do trajeto, os participantes encontraram pontos de apoio com frutas e água.

De acordo com Augustin, a consolidação do evento cumpre o objetivo de incentivar a cultura de trilhas na região. “Existem grupos que correm ou caminham, mas, normalmente, se deslocam para outros lugares, enquanto aqui temos paisagens maravilhosas, com vales, morros e cenários lindos para contemplação”, afirma.

As trilhas foram sinalizadas com placas produzidas pela Apae de Teutônia, outra instituição apoiada pelo evento. “É um ciclo de solidariedade que vai se ampliando”, reforça Augustin. No total, foram arrecadados R$ 3.450, dos quais R$ 1.900 serão doados ao hospital. Os demais valores cobriram investimentos em sinalização e infraestrutura.

De acordo com o diretor do HOB, José Paulinho Brand, o Catarinas Wanderwege vai muito além da arrecadação de recursos, pois reforça o vínculo entre o hospital e a população. “Sentimos que as pessoas querem ver o hospital crescer, com mais especialidades, mais médicos e agora, uma UTI”, diz.

O incentivo à caminhada também contribui com a instituição por promover a saúde da população. “Estamos falando de prevenção, de qualidade de vida. Caminhar é mover o corpo e a consciência, é um gesto poderoso de cuidado consigo e com os outros”, ressalta Brand.

Antes da largada, trilheiros participaram de sessão de aquecimento / Crédito: Thiago Maurique

Próxima edição

A terceira edição do Catarinas Wanderwege está prevista para 9 de novembro. A escolha pelo fim de semana foi pensada para ampliar a participação e incluir pessoas que trabalham aos sábados. De acordo com a organização, a expectativa é de um número ainda maior de caminhantes, em um momento de clima mais quente e com novas surpresas ao longo do percurso.

Com base nas sugestões dos participantes e nas reuniões realizadas após o evento de julho, os organizadores trabalham na reformulação parcial das trilhas, com o objetivo de torná-las ainda mais atrativas e acessíveis. Além disso, há o planejamento de um passeio adaptado com transporte 4×4, voltado a pessoas com mobilidade reduzida.

A divulgação da terceira edição será intensificada nos próximos meses, incluindo a criação de uma página oficial do projeto nas redes sociais. “Queremos que mais pessoas façam parte desse movimento de solidariedade, saúde e convivência”, reforça Augustin. A proposta é consolidar o Catarinas Wanderwege como um evento permanente no calendário de Teutônia.


Cerca de 100 pessoas participaram da 3ª edição / Crédito: Thiago Maurique
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui