“O título inédito é a motivação de todos nós”

105
Serrano de Encantado conquistou o vice-campeonato de Titulares em 2023 / Crédito: Arquivo FP

O Esporte Clube Serrano, de Jacarezinho – Encantado, inicia sua caminhada no Campeonato Regional da Aslivata 2025 com uma missão clara: buscar o título inédito nas categorias Titulares e Veteranos. Depois de campanhas marcantes que garantiram o vice-campeonato regional nos Titulares em 2023 e Veteranos em 2024 e o título dos Aspirantes em 2023, o clube aposta em organização, investimentos e engajamento comunitário para transformar boas campanhas em conquistas históricas.

Segundo o dirigente Éder Tasca, o Serrano terá novamente equipes fortes nas três categorias. “A gente acredita que fez um bom planejamento. Os três times estão bem competitivos e vamos desempenhar um bom futebol”, afirmou. O dirigente destaca que, embora o título ainda não tenha vindo nos Titulares e Veteranos, os resultados recentes mostraram que o clube está no caminho certo. “Foram derrotas no detalhe, contra equipes muito qualificadas. Mas aprendemos muito com essas participações e reforçamos bem nossos elencos”, conta.

“O título inédito é a motivação de todos nós”, resume Éder. Mais do que uma frase de efeito, trata-se de um objetivo que norteia todo o projeto do clube. O planejamento inclui a meta clara de classificação nas três categorias como primeiro passo, com a consciência de que o campeonato está mais nivelado e competitivo do que nunca. “Tem muitos ex-profissionais jogando, especialmente no Veterano. É um desafio grande”, comenta.

O clube apostou na ampliação da sua estrutura diretiva. A coordenação do time principal está a cargo de Remor Bagnara, técnico experiente auxiliado por Arley, Marcos e Marron. O elenco mescla juventude e experiência, com nomes como Didi, Zinho (campeão regional pelo 7 de Setembro), Rodrigo Sirena, Rondinelli e Dorigon. No Veterano, Gabriel lidera a montagem da equipe. Carly Hans Klepker, Douglas Brusky e Marron estão entre os atletas mais conhecidos da categoria Veteranos.

Também há integração entre categorias. O clube já mapeou ao menos três nomes do Veterano que poderão reforçar os Titulares, caso necessário, como permite o regulamento. Essa sinergia é resultado de um planejamento minucioso, que busca equilíbrio técnico e harmonia na gestão. “Cada diretor é responsável pela organização do seu time e pela comunicação com os jogadores. Isso gera confiança, ambiente positivo e bom rendimento.”

Quanto ao investimento, Éder reconhece que o projeto é ambicioso, mas destaca que tudo está dentro de um plano sustentável. “Temos elencos qualificados, o que demanda investimento. Mas, também temos limitações devido às enchentes, que exigem atenção com a infraestrutura. Nosso objetivo é ter times competitivos e um ambiente acolhedor para quem frequenta o estádio”, cita.

Com base sólida e metas bem definidas, o Serrano entra no Regional 2025 com o sonho do título inédito nas categorias e os pés no chão, valorizando a reconstrução, a participação comunitária e a evolução contínua do clube.

Para Éder e todos os envolvidos no projeto, mais do que erguer uma taça, o objetivo é consolidar um legado. E, se depender de planejamento, união e perseverança, Jacarezinho ainda tem muitos capítulos para escrever na história do futebol regional.

Sede recuperada

Outro capítulo importante da trajetória recente do clube é a superação das enchentes. A sede do Serrano, localizada nas margens do arroio Jacarezinho, foi fortemente atingida pelas cheias de novembro de 2023 e maio de 2024. Mesmo assim, o clube manteve suas atividades. “Se não fossem essas catástrofes, a gente estaria ainda mais forte, esportivamente falando. Mas, psicologicamente, estamos mais preparados. Aprendemos muito e recebemos muita ajuda de pessoas, de entidades. Foi emocionante ver a solidariedade da comunidade”, contou Éder, ao lembrar que a equipe precisou até mesmo trocar o local de jogos em 2023. “Na semifinal contra o Fluminense, minha casa estava alagada e não pude nem ir ao jogo. Mas cada gol do Serrano era comemorado com buzinaço. Foi marcante”, aponta.

A retomada da estrutura física também foi prioridade. O estádio do Jacarezinho passou por melhorias e, segundo Éder, está entre os melhores da região. “Nosso campo está em ótimas condições. Ainda temos pontos externos da estrutura para melhorar, mas estamos num bom momento”, afirma.

A recuperação da sede não é apenas uma conquista material. Ela reforça o elo com a comunidade, que tem papel decisivo no projeto do clube, desde a atuação de dirigentes até a presença de jovens nas escolinhas.

Talentos

A formação de novos talentos e dirigentes é outra frente importante do Serrano. “Temos uma geração de crianças de 11, 12 anos que serão os nossos futuros atletas e diretores. Tivemos uma lacuna geracional, mas agora a comunidade está voltando a frequentar o estádio, levando seus filhos, e isso é fundamental para garantir o futuro do clube. Nossa esperança é que tenhamos menos necessidade de buscar atletas de fora no futuro”, destacou Éder. Atualmente, o elenco principal ainda depende de reforços externos, mas a base local vem sendo fortalecida, especialmente nos Aspirantes.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui