Os holofotes voltaram-se ao palco do auditório do Colégio Teutônia para a primeira noite de apresentações do 5º Festival Popular da Canção, nesta sexta-feira (1º/8). O público presente conferiu um verdadeiro espetáculo de vozes e emoções. Ao todo, 25 jovens intérpretes das categorias Infantil e Juvenil encantaram o público com repertórios exigentes e interpretações sensíveis.
Acompanhados por banda ao vivo, os participantes passaram por uma intensa jornada de preparação, que incluiu ensaios individuais e um ensaio geral realizado na quinta-feira (31/8), envolvendo todas as categorias (Infantil, Juvenil e Livre) e mobilizando quase 50 candidatos ao longo do dia.
“Queremos que cada criança e jovem se sinta acolhido e seguro no palco, para que sua primeira experiência musical seja positiva e inesquecível. Esse é o cuidado que tivemos desde o primeiro contato com os participantes”, destacou Marcelo Brentano, produtor do festival.
Do samba ao pop, da MPB ao sertanejo, os intérpretes mostraram maturidade ao lidar com arranjos exigentes e letras marcantes.
A abertura da noite ficou por conta de Laura Dalmás. Com um sorriso que acolhe e uma voz já conhecida do público nacional, Laura retorna a Teutônia pela segunda vez para fazer parte desta celebração da arte. “Essa cidade tem algo especial, ela respira música e recebe a gente com tanto carinho”, comentou.
Laura sabe o poder transformador da música, ela que fez da participação no do The Voice Brasil, em 2016, e a música virou profissão e missão. Nesta noite, ela abriu o espetáculo e integrou o time de jurados das Categorias Infantil e Juvenil.
Na categoria Infantil, os destaques passam por composições clássicas do melhor da música brasileira como “Águas de Março” (Elis Regina), “Velha Roupa Colorida” (Belchior) e “Sina” (Djavan), que exigem interpretação precisa e sutilezas de ritmo. Crianças como Manuela Gastring, Laura e Manuela Ramos mostram que a escolha do repertório foi feita com critério artístico, respeitando a potência e a identidade de cada voz.
Já na categoria Juvenil, a exigência técnica cresce. Músicas como “Quase Sem Querer” (Legião Urbana), “Exagerado” (Cazuza) e “Quando a Chuva Passar” (Ivete Sangalo) serão defendidas por adolescentes com impressionante domínio de palco. Participantes como Érika, Vitória e Amanda se destacam não apenas pelo repertório escolhido, mas pela capacidade de entregar performances consistentes, com afinação, projeção e emoção.
A qualidade do festival também passa pelo cuidado com a preparação dos candidatos. Desde os ensaios com o maestro Marcinho Staggemeier, realizados em julho, até o ensaio geral com banda no dia 31, tudo foi pensado para garantir uma experiência completa no palco. A estrutura profissional e o acompanhamento técnico oferecem segurança para que os intérpretes brilhem diante do público e da comissão avaliadora.
A primeira noite do 5º Festival Popular da Canção teve brilho especial com a presença de um nome querido da nossa música: Pino, dos Atuais, que marcou presença como jurado e como memória viva dos festivais que revelam talentos.
Com seu carisma e gratidão, ele relembrou que também começou sua jornada em um palco de festival e foi ali que o destino o levou a ser convidado para os Atuais, “O único festival que ganhei em primeiro lugar”, brinca, com a simplicidade de quem sabe o valor de cada começo. Ver hoje a gurizada estreando no palco é, para ele, reviver o próprio início: “Ali começa a estrada. Cada cantor dá tudo no palco, e é bonito ver isso”.
Classificados categoria Infantil:
Davi Augusto Teixeira
Isabella Tramontina da Silva e Matheus Salazar Müller
Júlia Fátima Ziliotto
Julia Zanchin Dai Prai
Laura Guedes
Manuela Amaral Gastring
Manuela Ramos

Classificados categoria Juvenil:
Alice de Oliveira Weirich
Amanda de Azevedo da Silva
Érika de Castro
Gabriela Taise Haas
João Vitor Camargo
Manuela Otarão Segatto
Nahuana Antoniely Rosa da Rosa

O festival segue no sábado (2/8) com apresentações da categoria Livre, voltada ao público adulto. A grande final está marcada para 23 de agosto, quando serão revelados os vencedores de cada categoria.
Festival consolidado na região
Mais do que um evento musical, o Festival Popular da Canção se consolidou como um exercício de afeto e comunidade. Desde o acolhimento das famílias nas dependências da Rádio Popular até a dedicação com cada detalhe técnico, a organização construiu um ambiente de pertencimento. “Estive na porta, recebi cada criança e cada pai com um abraço, e posso dizer com o coração: a gente sente o que fala. Esse festival é feito com alma”, reforçou Brentano.
Sílvio Brune, idealizador do evento, comparou o envolvimento da equipe ao cuidado materno: “É como uma mãe que arruma a cama, que prepara tudo para os filhos. O Festival é o útero que acolhe os artistas, as famílias, os sonhos”. E essa rede de carinho ultrapassou fronteiras: nesta edição, o festival contou com participantes de 19 municípios, como Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Venâncio Aires, Campo Bom, Nova Bassano e muitos outros, reforçando o nome de Teutônia como polo cultural e musical do Rio Grande do Sul.
O 5º Festival Popular da Canção é uma promoção do Grupo Popular de Comunicação, com realização de Brentano Projetos e Eventos Culturais. Tem o patrocínio das cooperativas Sicredi Ouro Branco RS/MG e Certel, American Nutrients e Fuchs Gruppe. O apoio é da Protepac e Colégio Teutônia, e a Prefeitura de Teutônia presta apoio institucional.