“Mesmo sem tanto orçamento, vamos brigar pelo título com os grandes”, enaltece presidente do Nacional

A equipe volta para o Regional após mais de 10 anos

69
Um dos clubes mais tradicionais da região está de volta - Crédito: Divulgação

Depois de mais de 10 temporadas longe da Série A do Campeonato Regional realizado pela Aslivata, o Nacional de Forquetinha retorna renovado em 2025, com grandes ambições e uma base sólida, que envolve diretoria, comissão técnica e elenco reforçado por jogadores já campeões por onde passaram.

As reformas na sede esportiva foram realizadas nas paredes dos vestiários, casamatas, telhado e cabines de transmissão para imprensa. Há novos portões de acesso ao gramado, melhorias no encanamento e a instalação de iluminação de led. Além disso, a montagem de um time equilibrado e mesclado pela juventude e experiência colabora com o que o clube pretende: reacender a paixão do torcedor e brigar por destaque no regional.

A renovação começa pela diretoria. Desde 2024, Vanderlei Groders (36) conduz um mutirão de voluntários em movimento para a retomada da equipe, com ações que serviram para revitalizar o gramado, modernizar os vestiários e ampliar a arquibancada de seu estádio, o que colabora muito para a reestruturação do clube.

O tradicional jantar beneficente, interrompido desde a pandemia, foi reativado para custear parte das obras, e parcerias com empresários de Forquetinha, Lajeado e Teutônia garantiram patrocínios e custeios especiais. Apesar de o orçamento não ser dos maiores, a mobilização da comunidade é considerada o maior trunfo para manter as contas em dia e oferecer conforto aos interessados em prestigiar os jogos.

No comando técnico dentro das quatro linhas, Cléber Pereira, ex-base do Grêmio e veterano do futebol amador do Vale do Taquari, uniu-se ao auxiliar Frank Ribeiro, que traz a experiência de competições de Porto Alegre e Região Metropolitana. A estratégia de montagem do elenco combinou revelações caseiras como o goleiro Thiago e os irmãos Guilherme e Gustavo (apelidados como “os Gu Brothers”) e contratações pontuais, a exemplo do meio-campista Cisso e do atacante Pepe.

Nomes como o meia Ceará, reconhecido pela liderança e vasta experiência, completam um plantel que busca aliar velocidade e vigor dos mais jovens à maturidade dos veteranos. O lateral Bruno Colaço – ex-Paysandu, Brasil de Pelotas, Grêmio e outros clubes profissionais -, o ex-Coritiba Escobar e Silas, que já atuou pelo estado, também são contratações importantes.

Mesmo objetivo

Para Vanderlei, presidir um clube como o Nacional é um misto de desafio e honra. Os objetivos com o comando da administração estão definidos. “Queremos que o torcedor volte a vibrar a cada domingo e sinta orgulho deste projeto”, afirma.

No campo tático, Cleber Pereira destaca a ambição de conquistar vaga entre os 16 classificados para garantir sequência no mata-mata e fases avançadas. “Nossa preparação é diária e visa ao competitivo, com o pensamento focado no jogo a jogo”, comenta.

Frank, mesmo sem atuar em 2025, diz sentir o calor da disputa pelos vestiários e reforça a união do grupo como principal arma e válvula de escape para a retomada das atividades.

Aspirantes promissores

O Nacional busca recuperar também a sua força na categoria Aspirantes, três vezes campeã regional (2002, 2005 e 2012). Além de atletas forquetinhenses, a equipe incorporou jovens de Estrela, Teutônia e Nova Bréscia, o que resultou em um grupo competitivo e com visão de futuro. A meta, segundo o treinador Jandir Locatelli “Tom”, é não apenas disputar, mas figurar entre os líderes da tabela desde a fase classificatória para criar “bagagem” e crescer na disputa.

Lista de inscritos:
Alan Rafael Soares da Silva
Bruno Bairros Collaco
Douglas Duarte Gandon Ramires Lima
Douglas Gustavo Santos
Gabriel Pinto Serpa
Gabriel Renan Gerhardt
Giovani Rosa Nunes
Guilherme Gustavo Groders
Guilherme Henrique Walter
Henrique Petrini
Jonata Escobar
Jorlan da Cruz Lopes
Josué Corrêa Demichei
Magno Silva dos Santos
Marcelo da Rocha Vidal
Marcio Robson Damasio
Miguel Fagundes Pereira
Myckael Aguiar Lima
Nicollas Carvalho Souza de Lima
Shayman Ricardo de Souza
Silas Luiz da Silva Fraga
Thiago Henrique Cardoso
Tiago Augusto Groders
Tiago Luis Nyland

Calendário:
RodadaDataLocalPartida
3/8ForquetinhaNacionalxMinuano
10/8Bom Retiro do SulRudibarxNacional
17/8ForquetinhaNacionalxBoavistense
24/8Folga
31/8ImigranteEcasxNacional
7/9EncantadoSerranoxNacional
14/9Folga
21/9ForquetinhaNacionalxEstudiantes

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui