Juvenil do CTG Rincão das Coxilhas representa Teutônia no Juvenart 2025

57
Dançarinos do CTG Rincão das Coxilhas conquistaram o 5º lugar no Bloco 9 do Juvenart CTG de Teutônia participa pela segunda vez do festival Juvenart e celebra desempenho - Crédito: Divulgação

A categoria Juvenil do CTG Rincão das Coxilhas, de Teutônia, participou do Concurso Estadual de Danças Tradicionais na categoria juvenil (Juvenart) entre quinta-feira (31/7) e sábado (2/8). A equipe dançou no Bloco 9 no Ginásio Polivalente do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Juvenart não exige uma fase classificatória prévia, e o CTG Rincão das Coxilhas se inscreveu na Categoria Júnior. É o segundo ano consecutivo que os jovens participam do Festival.

A preparação exigiu muitos ensaios e dedicação por parte dos integrantes. Segundo o patrão do CTG, Joseano Nichele, o grupo se apresentou no bloco considerado um dos mais fortes da edição e conquistou o 5º lugar. Embora apenas os dois primeiros colocados de cada bloco avancem para a finalíssima, a colocação foi motivo de orgulho para a entidade.

Para muitos integrantes, o festival teve um significado especial. Gabriel Maringá, dançarino da invernada, acompanha o Juvenart desde 2019, mas relatou que a edição deste ano foi marcante. Ele descreveu a participação como uma experiência única e afirma estar na expectativa pelas próximas edições.

Foi sua primeira apresentação em Santa Maria, cidade considerada a “casa do Juvenart”. “É uma sensação diferente dançar lá. O ambiente estava bom, o clima do grupo, todo mundo em sintonia se divertindo junto e fazendo o que ama, isso que faz valer a pena horas e horas de ensaio”, afirma.

Para Joseano, o grupo apresentou grande evolução ao longo da preparação e do evento. Estar novamente em um evento estadual é uma conquista significativa, pois competir no Juvenart é o objetivo de muitos dançarinos tradicionalistas.

“Tudo que o CTG Rincão das Coxilhas quer é mostrar para Teutônia que o tradicionalismo também faz parte da cultura de nossa cidade, pois todos somos gaúchos. Como dia nosso Lena do CTG: De Sangue e Imigrante Gaúcho de Coração!”, diz. O encerramento da edição de 2025 já marca o início do projeto de 2026.

O que é o Juvenart

O Juvenart é um festival de artes tradicionalistas no Rio Grande do Sul, focado na modalidade juvenil. A cada edição, os grupos, vindos de diferentes cantos do Estado, disputam as modalidades de Danças Tradicionalistas, júnior e sênior, Chula e Danças Gaúchas de Salão.

O festival reúne escolas, CTGs e famílias de todo o Estado e até de fora dele, como Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e conta com mais de 140 grupos inscritos, 45 chuleadores e 45 casais de danças de salão, movimentando cerca de 3,5 mil jovens.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui