A Juventus Voleibol participou pela segunda vez consecutiva da Superliga C, competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A participação integra o projeto aprovado via Pró-Esporte RS, com foco no desenvolvimento do voleibol adulto a partir das atletas formadas nas categorias de base do clube.
Nos dois anos, a Juventus entrou na competição com uma proposta de proporcionar vivência em alto nível para o grupo Sub-19 – a equipe mais experiente da base.
“Nossa intenção, desde o início, não foi buscar resultados imediatos, mas entender a estrutura da competição, o nível dos adversários, tipo de investimento necessário e o que precisamos melhorar para crescer dentro dela”, afirma o diretor de Voleibol, Augusto Ruhrwiem.
“Queremos voltar à Superliga C no próximo ano. A diferença é que agora conhecemos melhor a competição, sabemos onde podemos avançar e vamos estudar internamente os passos a serem dados. A certeza que temos é que vamos seguir nesse caminho, mas buscamos um salto de qualidade”, ressalta.
A edição de 2025 apresentou um nível técnico ainda mais elevado, com mais equipes e investimentos expressivos, especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. Mesmo com a presença de duas equipes gaúchas – Juventus e Passo Fundo -, nenhuma avançou às semifinais, o que reforça o desafio do Rio Grande do Sul em fortalecer o voleibol adulto.
Para o técnico e coordenador Pablo Dias Martin, o saldo da participação é positivo, mesmo sem vitórias. “A ideia era participar e elevar o nível da nossa equipe. Priorizamos nossas atletas da casa, com base no grupo Sub-19 campeão estadual no ano passado. Mesmo contra equipes adultas, conseguimos dar rodagem e visibilidade para as meninas, o que era nosso principal objetivo”, avalia.
Pablo também destaca que a preparação desta edição foi mais curta, com apenas três semanas de treinos, mas com passagens por jogos de alto nível, como a Copa APV. “A Superliga C subiu de nível, e isso deixa claro o quanto precisamos continuar nessa caminhada. Aos poucos, vamos resgatar o voleibol adulto gaúcho e abrir mais espaço para nossas atletas se desenvolverem”, completa.
Com o encerramento do projeto atual via Pró-Esporte previsto para o início de setembro, a equipe do Projeto Juventus Voleibol 2024/25 segue focada na disputa do Campeonato Estadual Adulto, com etapas previstas até o final do ano. A meta para 2026 é manter a equipe na Superliga C, com mais estrutura e novos objetivos.