Primeiro cão de assistência do RS começa atuação com criança autista em Estrela

475
Crédito: Prefeitura de Estrela / Divulgação

O município de Estrela viveu um momento marcante nesta sexta-feira (8/8) com a chegada da Wioleta, o primeiro cão de assistência do Rio Grande do Sul destinado a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A cadela passará a acompanhar João, estudante da Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, indicado pela Secretaria Municipal de Educação para participar do projeto. A preparação da dupla vem sendo feita há duas semanas pelo Instituto Adimax, responsável pelo treinamento dos cães de assistência. O processo inclui atividades de adaptação e fortalecimento do vínculo com a família, com foco em promover segurança, autonomia e qualidade de vida.

A iniciativa é viabilizada por meio de uma parceria entre o Instituto Adimax e a empresa Plastrela Embalagens Flexíveis Ltda, reforçando a importância da união entre poder público, instituições e setor privado em ações voltadas à inclusão.

De acordo com o secretário de Educação, Paulo Sehn, o autismo é uma das prioridades da gestão municipal. A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, também destacou a relevância do momento. “A chegada da Wioleta não representa apenas o primeiro cão de assistência do estado, mas simboliza cuidado, inclusão e amor. Ver o João e a Wioleta começando essa caminhada nos enche de esperança e orgulho”, afirma.

A partir de agora, Wioleta será mais do que uma companheira: ela atuará diretamente no apoio ao desenvolvimento de João, auxiliando na socialização e contribuindo para sua segurança emocional.

Crédito: Prefeitura de Estrela / Divulgação

Sobre o Instituto Adimax

Reconhecido nacionalmente, o Instituto Adimax treina cães de assistência que atuam junto a pessoas com deficiência e necessidades especiais. Atualmente, mantém 11 programas sociais, entre eles:

  • Cão-guia: já entregou cerca de 100 cães a pessoas com deficiência visual;
  • Cão de assistência: voltado a crianças com TEA, tetraplegia e outras condições. Até o momento, entre 34 e 36 cães foram destinados a crianças autistas;
  • Outros projetos: Fórmula do Bem, Nutrindo Amor, Ração Solidária, Projeto Semear, Magnus Visita, Pet Terapia, Pequenos de Raça, Paradesporto e o Programa Sensorial, que desenvolve salas adaptadas para acolher pessoas com TEA, deficiência física ou neurodivergência.
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui