A vereadora Ana Patrícia Funke (PSDB) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Imigrante na quarta-feira (6/8) para denunciar a contaminação das águas do arroio vindo de Linha Herval. Segundo ela, há reclamações de munícipes com o mau cheiro percebido no centro da cidade. “São detritos de animais sendo descarregados. Isso vem acontecendo desde o ano passado, em alguns episódios esporádicos em dias de chuva. Agora são semanalmente, por diversas vezes. Esse fato está trazendo mau cheiro para o município – fica impregnado – onde passa sente o cheiro na avenida principal”, disse.
Ela já comunicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilnei Dahmer, que teria informado se tratar de moradores de Westfália soltando detritos irregularmente no arroio. “Já foi comunicado o prefeito de Westfália, mas até agora nenhuma atitude concreta foi tomada. Precisamos exigir para tomar providências”, cobrou.
Ana Patrícia pediu atitudes mais drásticas, pois além do odor e da poluição no centro, “trata-se de crime ambiental, previsto na legislação no artigo 54”. A vereadora também mostrou-se preocupada com a possibilidade de virar um “esgoto a céu aberto. Estamos sendo coniventes com este fato. Inclusive sugiro acessar a Patram para vir fiscalizar”.
A reportagem da Folha Popular acionou as prefeituras de Westfália e Imigrante. Enquanto a secretaria de Imigrante informou ter comunicado o fato e recebido inclusive retorno de Westfália, o município de Westfália disse que não teve notificação oficial sobre o caso relatado. Leia abaixo os contrapontos dos municípios.
Contraponto de Westfália
A Administração Municipal de Westfália informa que, até o momento, não recebeu notificação oficial sobre o caso relatado pela vereadora. Diante da manifestação, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi acionada e acompanhará a situação. A equipe técnica fará a avaliação das informações disponíveis, realizará as verificações necessárias e, caso seja confirmada alguma irregularidade, serão adotadas as medidas cabíveis previstas na legislação. Reafirmamos nosso compromisso com a preservação ambiental e com a transparência no tratamento das demandas da comunidade.
Contraponto de Imigrante
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Imigrante, informa que, ao tomar conhecimento do caso de crime ambiental ocorrido em território de Imigrante, entrou em contato com a Prefeitura de Westfália para solicitar providências junto ao setor de Meio Ambiente, uma vez que o responsável reside fora de Imigrante.
Por não ser morador do município, a notificação formal deve ser feita pela cidade de origem, mas reforçamos que o fato atinge diretamente nossa população e será acompanhado de perto. Também mantivemos diálogo com a Patrulha Ambiental (Patram), buscando uma solução de forma responsável e com bom senso junto ao produtor.
Recebemos a confirmação de que o responsável já foi notificado pelo setor de Meio Ambiente de Westfália e seguimos monitorando a situação para que as medidas cabíveis sejam cumpridas.