O esporte amador da região vai ganhar novas alternativas e calendário a partir do mês de setembro. As Copas Beti Esportes serão realizadas nas modalidades de futebol de campo e futsal, em diferentes categorias. A iniciativa foi anunciada pelo proprietário da empresa, Gilberto Frigo “Beti” durante o Bola na Trave desta sexta-feira (22/8), e busca valorizar comunidades com oportunidades reduzidas.
Marcada para iniciar em 10 de setembro, a Copa Beti Esportes de Futsal terá disputas nas categorias Sub-15, Sub-21 e Força Livre. Os jogos serão realizados nas quartas-feiras, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, em Teutônia, para não coincidir com campeonatos municipais já em andamento (Paverama, Fazenda Vilanova e Imigrante).
Conforme Beti, até agora estão confirmadas seis equipes no Sub-15, seis no Sub-21 e oito no Força Livre, mas as inscrições seguem abertas até o dia 25 de agosto. Além dos troféus e medalhas, os campeões de cada categoria receberão 15 camisetas.
“O objetivo é movimentar o esporte e dar espaço a jovens atletas. O Sub-21, por exemplo, é uma categoria rara nos campeonatos atuais, mas muito necessária para a transição entre a base e o adulto”, destaca.
“Mais do que campeões, queremos ver clubes, comunidades e jovens ativos para jogar.”
Gilberto Frigo
Proprietário da Beti Esportes
Campo
No campo, a novidade é a competição de futebol, ainda sem nome oficial, mas que deve seguir a marca “Copa Beti Esportes”. A proposta é reunir clubes tradicionais inativos e que buscam retomar atividades com visão no futuro para competições intermunicipais ou regionais.
O torneio será disputado em um turno, todos contra todos, com classificação para semifinal em jogo único e final em dois jogos. Cada clube poderá inscrever até 25 atletas vinculados ao município. “Não haverá premiação em dinheiro, mas sim, troféus e medalhas. A intenção é estimular a reorganização dos clubes e dar oportunidade a novos jogadores”, explica Beti.
Cinco clubes foram confirmados: Atlético Gaúcho (Teutônia), Juventude de Linha Frank (Teutônia), Fazenda Vilanova / Águia Azul (Fazenda Vilanova), Internacional de Santa Manoela (Paverama) e Rui Barbosa (Colinas). O Riograndense, de Imigrante, estava alinhado para participar, porém não se confirmou na disputa.
Radar
Além do futsal e do futebol de campo, a Beti Esportes também avalia a organização de um campeonato de vôlei misto, inspirado no sucesso da Transcitrus de Futsal, já consolidada no Vale do Caí. A ideia é trazer novas modalidades e atrair diferentes públicos.
“Nosso objetivo não é competir com outras ligas ou campeonatos, mas somar. Quanto mais torneios existirem, mais atletas e comunidades estarão envolvidos”, reforça. Vale lembrar que a empresa atua há anos na organização de eventos como a Rota da Serra e a própria Transcitrus.
Frigo ressalta que Teutônia, por exemplo, ainda não tem um campeonato municipal de futsal, o que reforça a relevância da competição para revelar novos atletas. No futebol de campo, a reativação de clubes históricos como Águia Azul e Rui Barbosa demonstra a força da iniciativa em resgatar tradições comunitárias.