“Queremos o apoio da comunidade, pois precisamos do torcedor para sermos fortes”, diz presidente do Gaúcho de Progresso

Gaúcho volta ao Regional após 13 anos por meio de parceria com clube da região metropolitana

85
Elenco foi reformulado para o Regional - Crédito: Divulgação

O futebol amador de Progresso volta a respirar ares de um Campeonato Regional da Aslivata após mais de uma década longe da principal competição do Vale do Taquari. O Gaúcho de Progresso retoma sua trajetória na Série A com a aposta em uma parceria inédita e em um projeto de longo prazo para recolocar o clube entre as principais forças da região.

A montagem do grupo foi viabilizada através de um acordo firmado com o Clube Atlético 48, da região metropolitana, que trouxe atletas e comissão técnica. O treinador será Vinícius Costa, responsável pelo time principal.

Entre os reforços estão nomes conhecidos do futebol amador e também ex-profissionais, como Ewerton Mucha, Andrey Assis, o zagueiro Ceará e o atacante Índio, que atuou na Europa. O entrosamento do grupo e a experiência de atuações são fatores vistos como diferenciais do Gaúcho.

Conforme o presidente do clube, Robledo Carissimi, os jogadores podem levar o Gaúcho a posições avançadas no campeonato. “São atletas acostumados a jogar juntos, e isso pode nos colocar em vantagem diante de times que ainda estão na fase de conhecimento e ajustes”, destaca.

No time da categoria Aspirantes, o Gaúcho aposta na mescla entre juventude e experiência. Parte do elenco vem do próprio município, reforçado por atletas de cidades vizinhas. A maioria dos jogadores tem até 25 anos, dentro da proposta de renovação e rejuvenescimento do clube. “Formamos um grupo competitivo, focamos no proveito de jovens que já atuaram no Municipal e reforçamos pontualmente com algumas peças de fora do município”, explica.

Projeto a longo prazo

Fundado em 1933, o Gaúcho é o maior campeão municipal de Progresso, com 10 títulos. O clube, no entanto, está há 15 anos sem erguer a taça local. A volta ao Regional é encarada como passo essencial na reconstrução e recuperação da identidade da comunidade e no crescimento da agremiação.

“Nosso objetivo é claro: em 5 anos, queremos chegar a uma final do Regional. Sabemos da dificuldade, mas temos que sonhar alto para alcançarmos as metas e as conquistas”, afirma Carissimi.

O retorno também coincide com melhorias no estádio. O muro do campo, destruído na enchente no ano de 2010, foi reconstruído recentemente, e há projetos para reformar o ginásio e instalar uma nova quadra. “Trabalhamos com os pés no chão, sem loucuras financeiras. O clube precisa estar saudável para crescer, e temos muita ajuda da comunidade para nos reerguer”, reforça.

Para o Regional, dentro de campo, a meta inicial é avançar entre os 16 melhores da Série A. A primeira partida em Progresso será no dia 31 de agosto, diante do Sete de Setembro, de São Caetano, quando a expectativa é de estádio cheio.

Folgas e adiamentos

O primeiro confronto, que seria contra o Juventude, em casa, foi cancelado devido ao mau tempo. Assim, o Gaúcho será a última equipe a estrear no campeonato e entra em campo neste domingo, diante do Navegantes, em Encantado.

Apesar da ansiedade pela volta, a diretoria entende que as folgas também oferecem vantagens. “Estávamos empolgados para estrear, mas esse tempo a mais nos permite olhar os concorrentes, montar estratégias e chegar ainda mais preparados para a disputa da Série A”, entende.

→ Lista de inscritos:
Anderson Caetano
Andrey Oliveira de Assis
Christian Bueno da Silva
Eberson Petrini
Endrew Conceição Santana
Ewerton Miguel Bastos Mucha
Fábio Luis Siganski dos Santos
Gabriel Borges da Costa
Gabriel da Silva Batista
Jaime Flehr da Silva
Jonatah Geraldo Bolívar
Kauan Ferreira Medeiros
Lucas Mendes Moraes
Lucas Pinton Sbaraini
Luís Diego Nascente dos Anjos
Marlon Ferreira da Silva
Matheus Viegas da Silva
Nycolas da Silva Corrêa
Pablo Renan Hipólito Pinto
Renan Feijó Faustino
Vitor Gabriel de Souza Mengue
Welinton da Silva Vieira
Wellington dos Santos Pereira
William Vieira Mucke
Wylian Canto Costa

Assista:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui