Esporte que atravessa gerações e faz parte da identidade cultural do interior gaúcho e de grande parte do Brasil, a bocha segue viva e em destaque em Teutônia e região. A equipe 3 Amigos é atualmente a única representante do município no Campeonato Regional de Bocha, competição que reúne times de diversas cidades do Vale do Taquari, como Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Imigrante, Roca Sales, Venâncio Aires, Estrela, Bom Retiro e Santa Clara do Sul.
Na sexta-feira (22/8), a cancha localizada próximo ao Cemitério Católico, no Bairro Canabarro, foi palco de mais uma rodada. Diante de uma equipe de Lajeado, o time da casa mostrou força, conquistou três vitórias e somou pontos preciosos na classificação.
Para Dinarte Brandão, um dos atletas e líderes do grupo, a boa fase passa também pela cancha onde a equipe manda seus jogos. “Nossa cancha é uma das poucas que não tem caimento. Isso deixa o jogo mais equilibrado e favorece as jogadas de tabela, que são muito valorizadas”, explica.
Regulamento
O regulamento do campeonato prevê três partidas por confronto – uma em dupla e duas em trios. Cada jogo vale 1 ponto e o campeão é quem alcançar os 12 pontos primeiro, dentro da parcial. O formato exige tanto precisão nos arremessos quanto habilidade para colocar a bocha o mais próximo possível do “balim”, a pequena bola-alvo. Em alguns momentos, a estratégia passa por “bochar” – ou seja, retirar a bocha adversária -, enquanto em outros, a prioridade é a colocação perfeita.
Além da parte técnica, a bocha também é espetáculo. O jogo da sexta-feira, por exemplo, levou mais de 130 torcedores à cancha. E, embora a festa e a confraternização façam parte do ambiente, há uma regra clara: quando o jogador está prestes a lançar a bocha, o silêncio é obrigatório, em respeito ao momento de concentração – tradição que lembra o clima das quadras de tênis.
Sequência do Regional
O campeonato, que está em sua 4ª edição, segue até o início de dezembro, sempre com partidas nas noites de sextas-feiras. Para equilibrar o nível técnico, é permitida a participação de atletas federados de fora dos municípios, dentro de um limite estabelecido pela organização. Essa prática, conforme Dinarte, contribui para elevar a qualidade das disputas e atrair ainda mais público.
Acima de tudo, a bocha em Teutônia mantém o espírito das comunidades. Mais do que competir, os jogadores celebram a amizade e a tradição que atravessa décadas. “É esporte, mas, também, lazer. Jogamos, exercitamos, encontramos os amigos e confraternizamos. É tradição das nossas comunidades”, aponta.
Na próxima rodada, a equipe 3 Amigos encara Santa Clara do Sul, fora de casa, em busca de mais vitórias para seguir representando Teutônia no cenário regional.