Camile Bertolini: Estratégia, inovação e equilíbrio na liderança empresarial

177
Camile Bertolini / Crédito: Luciana Brune

A empresária Camile Bertolini, que figura à frente da empresa Gota Limpa, de Imigrante e está empreendendo em mais um novo negócio, compartilhou sua experiência em gestão e negócios no programa Empreendedoras em Ação. Sua trajetória é um exemplo de como a busca incessante por conhecimento, a inovação e uma gestão equilibrada são pilares para o sucesso e a perpetuidade dos negócios, especialmente em empresas familiares. A seguir, acompanhe um pouco deste conteúdo, disponível no YouTube do Grupo Popular.

Como a Camile busca inspiração para a inovação constante?

Na busca constante por novidades para a Gota Limpa e para sua atuação enquanto gestora, Camile utiliza diferentes frentes para alimentar a sua inspiração e conhecimentos. A participação em feiras e missões internacionais, como as que vivenciou em Amsterdã, Londres e Vale do Silício, além de eventos nacionais, traz novas ideias e conexões. A atuação em fóruns e conselhos de empresários permite a troca de experiências e a identificação de oportunidades e dores de clientes em empresas de todo Brasil. Cita a sua contribuição no Fórum de Jovens Empreendedores da Acil e também a participação em conselhos como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Camile também é observadora do dia a dia nas operações. “O básico bem feito é fundamental para resultados expressivos, focando em ouvir o consumidor e o cliente supermercadista para antever necessidades e buscar sustentabilidade e inovação”, exemplifica. Também reforça o papel das parcerias estratégias, por meio da colaboração com empresas especializadas, o que permite acessar conhecimento valioso para aprender com humildade e sabedoria. Camile se vê como uma “criadora de cenários”, agregando e conectando diferentes estruturas e pessoas.

O desejo de contribuir por meio do seu conhecimento também virou uma ação prática, com a criação de um novo negócio, com serviço de consultoria na área de gestão de pessoas e governança, em parceria com a amiga de infância Edilaine Cagliari, que é especializada na área de RH e pessoas.

A governança é fundamental para a perpetuidade das empresas?

Camile ressalta que a governança é crucial para a perpetuidade dos negócios, especialmente os familiares, que representam 72% do PIB nacional e 80% da mão de obra empregada no Brasil. A governança ajuda a ter uma visão mais estratégica, afastando-se do operacional para focar na “base do iceberg”, que sustenta a parte visível do negócio. Ela explica que, em empresas familiares, onde há um forte “viés de coração”, é vital dosar o sentimento com a razão, estímulo muitas vezes trazido por profissionais externos. Essa união resulta em melhor desempenho, exigindo paciência, acompanhamento e controle para “ensinar” e não apenas “dar”.

Como avalia o desafio nas mulheres nos negócios?

Camile reconhece que, apesar do fortalecimento do empreendedorismo feminino, as mulheres ainda enfrentam desafios maiores. É necessário lidar com as mudanças geracionais e seus impactos, a maternidade e os julgamentos, além da necessidade de romper tabus. “O modelo familiar tradicional está mudando, com a liberdade de escolha da mulher sobre a maternidade, o que impacta diretamente a demografia e a dinâmica social”, explica. A maternidade traz desafios ao empreender, e a mulher é frequentemente cobrada e julgada por sua responsabilidade com os filhos, um julgamento menos comum para os homens. Questões como divórcio e guarda dos filhos ainda são um tabu e exigem resiliência. “Aceitar o que não se pode controlar é uma habilidade importante na vida pessoal e nos negócios, para a gestão de energia e o equilíbrio emocional”, alerta.

Camile também fala sobre escolhas e a habilidade de gerir o tempo

A intensa rotina da empresária é gerenciada através de organização e planejamento. Para manter a frequência das atividades físicas, a agenda é flexível e feita semanalmente, conciliando com viagens e diferentes demandas. Após uma guinada na alimentação (sem glúten e lactose), ela encontrou uma rotina com mais energia e menos cansaço. “Exercícios são fontes de energia e acalmam a mente”, afirma. A empresária também é adepta da meditação e pratica a gratidão: “A meditação matinal ajuda a organizar os pensamentos e expressar gratidão, um valor central na minha vida”.

Camile enfatiza que o avanço na vida e nos negócios está 100% relacionado ao equilíbrio emocional. “Estar bem emocionalmente permite decisões mais rápidas e claras, superando o peso de crenças, a síndrome do impostor e confiando na intuição. A experiência não se resume à idade, mas à busca por extrapolar limites conhecidos e inovar”, acrescenta.

De olho no coletivo e no impacto social

A empresária defende o “papel do cidadão”. Sugere que as pessoas se perguntem “O que eu vou fazer para o meu ano ser melhor?”, em vez de reclamar de cenários e dificuldades. Isso envolve assumir o protagonismo, buscar o autoaperfeiçoamento (estudo, alimentação, exercício, espiritualidade, relações) e valorizar o presente.

A empreendedora expressa profunda gratidão pela vida, pelas oportunidades e pelas conquistas. Cada escolha de um produto Gota Limpa pelo consumidor é vista como uma porta que se abre, um ato de confiança e gratidão. Ela incentiva a equipe a colocar “amor e dedicação” nos produtos, pois eles entram na casa de milhares de pessoas. O gesto de cuidar do lar, segundo pesquisas, é associado ao amor e cuidado.

Camile afirma que precisamos ser “adultos funcionais”. A cultura de “ser servido” no Brasil, ligada ao escravagismo, deve dar lugar à ideia de adultos funcionais, que fazem as coisas por si mesmos, sem gerar dependência, promovendo laços familiares mais fortes ao compartilhar tarefas.

Por fim, resume seu jeito de lidar com a vida trazendo a importância da fé: “É preciso acreditar no que se faz, dedicar o coração, olhar com razão e confiar em Deus”, finaliza ela.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui