A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro será de confrontos complicadíssimos para os times gaúchos, que seguem pressionados na tabela e enfrentam jogos de alto nível no fim de semana. Juventude, Grêmio e Internacional entram em campo, com compromissos cruciais na luta contra a parte de baixo da classificação.
Com o Juventude dentro do Z-4 e a dupla Gre-Nal apenas 4 pontos acima da zona, a rodada é tratada como decisiva para o futuro dos gaúchos no Brasileirão. O fim de semana pode representar o início de uma reação coletiva ou afundar ainda mais os clubes da Serra e da Capital em um cenário de instabilidade.
O Grêmio e o Ju jogam fora de casa e longe do estado, já o Internacional mandará seu confronto.
Para respirar
O primeiro a entrar em campo será o Juventude, neste sábado (30/8), diante do Ceará, às 18h30, na Arena Castelão. Depois de três partidas de invencibilidade, o time de Caxias do Sul perdeu para o Botafogo por 3 a 1 e voltou a ocupar a zona de rebaixamento.
Com 18 pontos e na 18ª posição, o jaconero vê no duelo contra o Vozão a chance de um respiro importante na briga contra a queda. O adversário, porém, vive momento mais estável: soma 26 pontos e ocupa o 10º lugar, o que torna a missão dos comandados de Thiago Carpini ainda mais complicada.

Crédito: Divulgação
Pedreira
No domingo (31/8), às 16h, o Grêmio encara o líder Flamengo, no Maracanã, em duelo contra uma verdadeira pedreira. O tricolor é apenas o 14º colocado, com 24 pontos, e precisa pontuar para se afastar da parte de baixo da tabela. O time vem de empate sem gols com o Ceará, em Porto Alegre, resultado que gerou vaias da torcida.
O cenário não poderia ser mais hostil: o Flamengo, embalado pelo status de “melhor futebol do país”, atropelou o Vitória por 8 a 0 na rodada passada e ainda a festa da torcida rubro-negra no Rio de Janeiro.

Crédito: Divulgação
No limite
Para fechar a participação gaúcha, o Internacional recebe o Fortaleza, também no domingo, mas às 20h30, no Beira-Rio. O Colorado soma os mesmos 24 pontos do Grêmio, mas ocupa a 13ª posição pelos critérios de desempate.
A derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, aumentou a pressão sobre Roger Machado, que ainda não conseguiu emplacar uma sequência positiva desde que assumiu o comando técnico. O adversário da vez também chega pressionado: o Fortaleza perdeu para o Mirassol na rodada anterior e amarga a 19ª colocação, com apenas 20 pontos.
O colorado só tem um objetivo, que é vencer para evitar que a crise se agrave e que a distância para a zona de rebaixamento diminua ainda mais.

Crédito: Divulgação