Saúde apresenta unidades móveis para caminhoneiros

91
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Saúde apresentará na quinta-feira (4/9) o modelo de unidades móveis de saúde para atendimento de caminhoneiros em rodovias. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado no fim de maio, que busca diminuir o tempo de espera no SUS por meio da ampliação da oferta de atenção primária em locais de grande circulação da categoria — pontos de descanso, postos de combustíveis e portos — em parceria com o Ministério dos Transportes.

A AgSUS (Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS) conduzirá a apresentação operacional do projeto. Segundo a justificativa do programa, muitos caminhoneiros não possuem moradia fixa ou vivem em áreas com baixo desenvolvimento econômico, além de enfrentarem jornadas extensas e rotina itinerante, fatores que dificultam o acesso regular aos serviços de saúde. Além das unidades móveis, a estrutura prevê unidades semifixas.

A audiência pública é 100% virtual, via Google Meet, e também discutirá o modelo de credenciamento dos prestadores de serviço — empresas privadas com ou sem fins lucrativos —, com exigência de equipamentos, insumos e equipes assistenciais e de apoio.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui