Memórias e reconhecimento marcam 150 anos da Emef Bento Gonçalves

69
Ex-professores e atual equipe discente foram homenageados - Crédito: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bento Gonçalves, do Bairro Boa Vista, comemorou seus 150 anos de fundação com um evento especial no sábado (30/8), na Comunidade Betânia. “Consideramos o evento uma oportunidade de reencontros com ex-alunos e ex-professores”, afirma a diretora Deise Fernanda Reckziegel.

Não há registros da data exata de fundação da escola. Por isso, decidiu-se celebrar o aniversário em agosto, tendo como referência a inauguração do primeiro prédio da atual escola, ocorrido em 11 de agosto de 2018. Hoje, a escola atende 180 alunos e terá uma nova ampliação.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Evandro Biondo, esteve presente, assim como outras representantes da pasta, como Marciane Sperotto, Leandra Gomes Gonçalves e Shana Müller Vogel. Biondo parabenizou pelos 150 anos e ressaltou aspectos importantes e conquistas para a comunidade escolar. Entre os anúncios, falou sobre o andamento da licitação para a construção da quadra coberta e a previsão de novas salas de aula.

Shana, além de seu papel no município, atuou como diretora da Escola Bento Gonçalves no ano passado. “Tive o prazer de trabalhar na nossa Bento (nome carinhoso que adotamos) em 2024. Uma escola que cresce a cada dia, acolhendo novos alunos, novos servidores e uma comunidade escolar muito participativa. Foi uma honra contribuir um pouco na história na nossa Bento”, disse.

Após a fala de Evandro Biondo, foi realizada a assembleia do Conselho Escolar. Em seguida, os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais se apresentaram com a música “Era uma vez”.
Alunos dos Anos Finais apresentaram alguns contos feitos a partir de entrevistas com ex-alunos. As apresentações emocionaram alguns presentes, como o ex-professor e diretor Flávio Tiggemann, que atuou na escola por mais de 30 anos.

Além de Flávio, os ex-professores Selby Wallauer, Cliza Wallauer, Josiane Schmidt, Márcia Altmann Berwig, Cláudia Zart e Mônica Nunes participaram da celebração. Eles subiram ao palco, se apresentaram e falaram sobre algumas lembranças. Receberam um certificado e um presente símbólico, um marcador de página e um chaveiro confeccionado pela Cooperativa Escolar Coopervista.

O evento também foi importante para os atuais estudantes. “Eu revi professores antigos e conheci pessoas que já passaram pela escola há alguns anos. O que mais me marcou foi o momento em que eles falaram sobre sua vivência na escola”, afirma a aluna Pietra Kieling.

O ex-professor Selby Wallauer, outro importante nome da instituição, entregou uma pesquisa impressa e encadernada, organizada por ele a respeito do histórico da escola.

No encerramento foi servido um café colonial, para qual foram vendidos 238 cartões. Desse total, 191 foram adquiridos por adultos, 33 correspondem a crianças de 6 a 9 anos e 14 foram destinados a crianças de 3 a 5 anos. Esses números demonstram uma boa adesão da comunidade escolar à comemoração.

Além disso, a Cooperativa Escolar Coopervista promoveu um brechó solidário. “Adorei a participação da cooperativa, que arrecadou alimentos através de um brechó e que também apresentou seus objetos de aprendizagem para as pessoas verem e poderem adquirir”, destacou Pietra.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui