Guarani estreia em casa pela Série B do Gauchão

Equipe de Venâncio Aires enfrenta o Novo Horizonte, no Estádio Edmundo Feix

1649
Guarani entra em campo no domingo, a partir das 15h - Crédito: Leandro Osório / AI Guarani / Divulgação

A Série B do Campeonato Gaúcho de Futebol de Campo, a “Terceirona”, inicia neste fim de semana com quatro confrontos pela primeira rodada. A competição garantirá aos dois finalistas o acesso à Série A2 – Divisão de Acesso – de 2026 e se estende até 7 de dezembro.

A abertura ocorre neste sábado (27/9), às 15h, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, onde o São Paulo enfrenta o rival histórico Esporte Clube São Gabriel.

No domingo (28/9), às 15h, o Guarani de Venâncio Aires estreia em casa, no Estádio Edmundo Feix, diante do Novo Horizonte, em partida que marca o retorno do clube à Terceirona Gaúcha.

Ainda no domingo, o Nova Prata recebe o Apafut no Estádio Mário Cini, enquanto o São Gabriel mede forças com o Sport Club Rio Grande para fechar a rodada, no Estádio Torquato Pontes.

A Série B reúne nove equipes, divididas em dois grupos regionalizados. O Grupo A é formado por Guarani-VA, 1992 (Carazinho), Apafut, Nova Prata e Novo Horizonte. Já o B é composto por Rio Grande, Riograndense, São Gabriel e São Paulo.

Na primeira fase, os times se enfrentam em turno e returno dentro das chaves; os dois melhores garantem vaga e avançam às semifinais. As fases finais serão em jogos de ida e volta.

Gauchão Série B – 1ª Rodada
DataHorárioLocalEstádioMandantePartidaVisitante
27/915hRio GrandeAlto DapuzzoSão PauloxSão Gabriel
28/915hVenâncio AiresEdmundo FeixGuaranixNovo Horizonte
28/915hNova PrataMário CiniNova PrataxApafut
28/915hRio GrandeTorquato PontesRiograndensexRio Grande

Pelo Vale

O Guarani de Venâncio Aires entra na disputa buscando recolocar o município e o Vale do Taquari entre as forças do futebol gaúcho. O elenco para 2025 foi apresentado oficialmente no dia 20 de setembro, no Estádio Edmundo Feix, sob o comando de Gilmar Miguel Iser, auxiliado por Éder Lazzari.

Um dos clubes mais tradicionais da região, fundado em 3 de setembro de 1929, tem no Estádio Edmundo Feix sua casa histórica. A presença da equipe vai além do campo, pois mantém categorias de base e escolinhas, participa de projetos sociais e atua como polo de formação para atletas da região.

A trajetória do clube também tem vínculos com nomes que ganhariam projeção nacional – por exemplo, Mano Menezes iniciou sua carreira de jogador e técnico nas categorias de base do Guarani – o que ilustra a tradição formadora do clube.

Para a temporada, a equipe aposta na combinação entre atletas experientes e promessas vindas da base, com a expectativa de transformar o apoio do torcedor e da comunidade em uma campanha competitiva rumo à briga pelo acesso. Recentemente, o Guarani disputou amistoso contra a equipe Sub-20 do Caxias e venceu por 3 a 0.

Guarani de Venâncio Aires – Elenco 2025
Goleiros
William Luiz de Freitas
Maicon Wagner
Tiago Kirch
Laterais Direitos
Marco Antônio de Medeiros
William Lemos Virgínio “Cairu”
Zagueiros
Denivaldo Pereira de Souza “Denis”
Lucas Turatti
Emanuel Tiago Ludcke
Laterais Esquerdos
Jhonny Lira
Gabryel Silva
Meias
Nórton Luiz de Oliveira
Murilo Sausen Xavier
Igor Eduardo Oliveira da Silva
Atacantes
Eduardo Augusto Schmitz “Dudu”
Pablo Mueller
Matheus H. Oliveira da Silva “Messinho”
Lucas da Silva “Lucão”
Helamã Machado Roig
Comissão Técnica
Gilmar Miguel Iser (treinador)
Éder Lazzari (auxiliar técnico)
Júnior Peranzoni (preparador físico)
Recentes campeões da Serie B
2024 – Gramadense
2023 – Cruzeiro
2022 – Monsoon
2021 – Santa Cruz
2020 – Não realizado (pandemia)
2019 – Guarany
2018 – São Borja
2017 – Inter B
2016 – Guarany
2015 – Marau
2014 – Rio Grande
2013 – Tupi

- publicidade -